LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Criminoso invasor de contas bancárias afirma conseguir desbloquear todos os iPhones

08 de julho de 2021 14

No começo de novembro de 2020, policiais de São Paulo fizeram uma operação contra quadrilhas de invasores de contas bancárias, depois de um furto de celulares. As autoridades de segurança, ao prenderem os criminosos, ouviram de um deles que conseguiam desbloquear todos os modelos de iPhone, do 5 ao 11.

Até então, a Apple ainda não havia lançado a família iPhone 12 no país. No entanto, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), ao prender os bandidos, confirmou que a fala deles realmente estava correta: eles tinham a capacidade de tirar os bloqueios dos celulares da “Maçã”.

Imagem: Reprodução

Técnica simples

De acordo com o delegado Fabiano Barbeiro, o método descoberto com base na ação dos criminosos não tinha nenhum grande segredo para alcançar o objetivo. A técnica seria mais simples do que os técnicos imaginavam, como informa a Folha.

“Em resumo, ele não tem nenhum grande esquema de desbloqueio do iPhone.”


Fabiano Barbeiro

Delegado encarregado pela prisão da quadrilha

O desbloqueio era realizado ao retirar o chip do celular furtado e o colocar em um outro dispositivo desbloqueado, para pesquisar a conta vinculada àquele número em redes sociais. Em seguida, procurava o e-mail usado pela vítima no backup do conteúdo do iPhone em nuvem.

Após baixar as informações salvas no novo aparelho, buscava o conteúdo associado à palavra “senha”. Com isso, obtinha o acesso ao celular e às contas bancárias. Por último voltava o chip ao smartphone da vítima e repassava o celular ao restante da quadrilha para conseguir transferir tudo o que fosse possível a laranjas.

Outra ferramenta

Até então, uma das ferramentas conhecidas com capacidade para era o Cellebrite Premium, já explicado pelo TudoCelular em uma coluna Detetive TC. Ele é utilizado por alguns poucos órgãos de segurança no país e considerado um sistema avançado.

O espanto na técnica usada pelos criminosos está no fato de a Apple sempre fazer propaganda da eficiência da segurança e privacidade dos seus aparelhos, além da necessidade de soluções mais raras por autoridades quando precisam acessar os dispositivos da marca.

E aí, qual é a sua avaliação sobre as descobertas da operação conduzida pela polícia de São Paulo? Comente conosco!


14

Comentários

Criminoso invasor de contas bancárias afirma conseguir desbloquear todos os iPhones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista