LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

FBI vendeu Pixel 4a com firmware modificado para interceptar conversas dos criminosos

09 de julho de 2021 0

Visando monitorar de forma mais precisa os passos de quadrilhas internacionais o FBI — órgão americano semelhante à Polícia Federal — utilizou uma técnica bastante incomum para interceptar a comunicação entre os criminosos, que normalmente utilizam mensageiros com criptografia de ponta a ponta para que as mensagens não sejam lidas pelas autoridades.

A estratégia utilizada pelos federais foi de criar uma interface que parecesse segura e disponibilizasse o acesso a um aplicativo de troca de mensagens chamado 'Anom', em que aparentemente seria possível conversar de forma segura e ocultar os dados do smartphone, dessa forma apenas quem tivesse o PIN de acesso poderia desbloquear o conteúdo.

O sistema personalizado foi adicionado a alguns smartphones do Google, podendo ser encontrado no Pixel 4a e em alguns casos no Pixel 3a. O telefone foi vendido para as quadrilhas que passaram a utilizar o suposto mensageiro seguro, sem saberem que toda a comunicação estava sendo grampeada pelo FBI.

No total, mais de 12 mil aparelhos foram monitorados a partir do aplicativo Anom, que contribuiu para as 800 prisões e a emissão de 700 mandados de busca e apreensão, resultando em um montante de 30 toneladas de drogas apreendidas. Os agentes também confiscaram um total de US$ 48 milhões (~R$ 252,4 milhões) que foram localizados durante as operações.

Interface inicial do Anom. (Foto: Reprodução).

O aparelho utiliza o sistema operacional ArcaneOS, que não tem muitos detalhes revelados na Internet, embora tenha sido um ponto-chave para que os policiais conseguissem alterar toda a interface do firmware e criar uma plataforma totalmente modificada com o objetivo de interceptar a comunicação das organizações criminosas.

O que você achou dessa estratégia usada pelo FBI? Será que daria certo no Brasil? Conta pra gente, comente!


0

Comentários

FBI vendeu Pixel 4a com firmware modificado para interceptar conversas dos criminosos
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas