LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: mutirão de vacinação no Complexo da Maré passa dos 30 mil imunizados

01 de agosto de 2021 0

Atualização (01/08/21) - JB

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade do Rio de Janeiro divulgou, neste sábado, o balanço parcial do mutirão de vacinação do Complexo da Maré. Realizada em três dias, a ação conseguiu vacinar cerca de 30.426 pessoas de 33 a 18 anos.

De acordo com a SMS, a iniciativa faz parte de um novo estudo realizado pela fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que busca observar o impacto da vacinação em massa na população da Maré.

A pesquisa realizada pela Fiocruz deve avaliar a efetividade da vacina, medindo anticorpos e verificando a taxa de proteção direta conferida e a imunidade de rebanho (indireta). Além disso, também será observada a ocorrência de eventos adversos pós-vacinais, a transmissão de diferentes variantes e a dinâmica epidemiológica do vírus no complexo.

Os postos de vacinação da Maré ainda devem abrir neste domingo, das oito ao meio-dia, para os poucos moradores que ainda não se imunizaram. A diretora da ONG redes da Maré, Eliana Sousa, comentou:

Interessante ver como a mobilização e a informação correta, segura, pode de fato fazer as pessoas se engajarem nessa ideia de que a vacina é importante do ponto de vista individual mas coletivamente ela é muito mais importante.

Vacinação em massa faz parte de uma pesquisa realizada pela Fiocruz.

Texto original (18/07/21)

Coronavírus: RJ anuncia campanha de vacinação em massa no Complexo da Maré; veja as datas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que realizará uma nova campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 no Complexo da Maré. A administração espera imunizar todas as pessoas com mais de 18 anos durante um período de três dias, totalizando cerca de 31 mil pessoas vacinadas.

A campanha ocorrerá entre os dias 29 e 31 de julho em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em unidades de saúde e escolas públicas na região, contando com o apoio de mil profissionais.


De acordo com Daniel Soranz, chefe da SMS do Rio de Janeiro, essa iniciativa é parte de uma pesquisa da instituição responsável pela produção da Covishield, vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca. “A gente espera que, com essa força-tarefa, a Maré possa ser um grande case para avaliação da efetividade da vacina”, disse o secretário.

Essa pesquisa busca analisar os efeitos da vacinação em grande escala. A comunidade possui cerca de 150 mil habitantes, dos quais aproximadamente 26,2% foram inoculados com a primeira dose de uma vacina contra o coronavírus e 6,5% já estão completamente imunizados, de acordo com o Boletim Conexão Saúde, proferido pela Fiocruz.

O documento afirma que até a contagem do dia 1º de julho, o Complexo da Maré tinha 5.846 casos de Covid-19 e 286 mortes, indicando que as vítimas fatais da doença nessa região representam mais da metade do observado em outros 92 municípios do estado.

A capital fluminense divulgou, na última sexta-feira (16), que adiantou o calendário de vacinação, prevendo que toda a população carioca acima da faixa de 12 anos estará imunizada contra o SARS-CoV-2 com as duas doses até o fim de novembro deste ano. Para a população adulta, a previsão é que todos estejam protegidos até o dia 18 de agosto.

Os membros do 28º Boletim Epidemiológico do Município do Rio de Janeiro ressaltaram os casos de infecção com a variante Delta, responsável por um aumento expressivo de contágio nos Estados Unidos. É dito que uma investigação epidemiológica está em curso com especialistas da vigilância do município.


0

Comentários

Coronavírus: mutirão de vacinação no Complexo da Maré passa dos 30 mil imunizados
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas