LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: crise mundial de semicondutores é agravada por falta de vacinas, dizem especialistas

18 de julho de 2021 4

É de conhecimento geral que a pandemia de coronavírus é responsável por inúmeros atrasos e grandes prejuízos para a indústria de tecnologia, e o lento processo de imunização pode agravar a situação mundialmente tratada como a crise de semicondutores.

De acordo com especialistas, a demora na entrega e aplicação de vacinas em trabalhadores do setor de logística está se tornando um sério problema, apontando números sobre surtos de Covid-19 em navios que levam à paralisação das operações.


Os pesquisadores, em entrevista ao Bloomberg, dizem que apesar dos esforços para imunizar os marinheiros diretamente nos portos, a maioria depende das normas de seus países de origem para receberem a proteção — na maioria dos casos, são nativos de regiões emergentes, como a Índia, Filipinas, Indonésia, entre outros.

O International Chamber of Shipping (ICS), principal organização de transporte e operações marítimas do mundo, estima que cerca de 35 mil a 40 mil trabalhadores do setor estão protegidos contra a doença — dado alarmante quando contrastado ao total de 1,6 milhões de trabalhadores em todo o mundo, ou seja, apenas 2,5% dos trabalhadores estão imunizados.

O mercado já vem enfrentando dificuldades por conta desse desequilíbrio, e alerta que esses problemas devem ser contornados antes dos períodos festivos, onde há um grande aumento de demanda.

A cadeia de suprimentos já está fragilizada devido à demanda dos consumidores, da escassez de semicondutores e das dificuldades de transporte, como o bloqueio do Canal de Suez e o fechamento dos portos chineses.

Tom Fairbairn
Especialista em transporte marítimo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia que mais de 80% do comércio global é baseado em transporte marítimo. Os surtos de doença nas embarcações prejudica o abastecimento de matéria-prima tecnológica, além de gerar incertezas sobre o fornecimento de produtos aos consumidores e resultar no aumento de preços.

Rachel Premack, repórter investigativa do Insider, cita a crise global de chips, alimentos e outros produtos como decorrência do atraso na vacinação. Em maio, um trabalhador morreu e dezenas de outros foram infectados com a variante Delta no navio Hilma Bulker, coincidindo com um período de séria escassez.

Para os envolvidos em um relatório da Thetius, empresa de análises e soluções inteligentes no setor marítimo, esses problemas decorrem de falhas das autoridades. “Os governos de todo o mundo falharam repetidamente em agir sobre a crise de mudança de tripulação, que ainda existe no momento da escrita”, disseram os especialistas.


4

Comentários

Coronavírus: crise mundial de semicondutores é agravada por falta de vacinas, dizem especialistas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista