LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

É verdade ou não? Cofundador da Wikipédia diz que site não é confiável

21 de julho de 2021 9

Você provavelmente já usou ou ao menos ouviu falar da Wikipédia, famosa enciclopédia online e multilíngue de conteúdo livre, escrita e mantida por uma comunidade de colaboradores voluntários através de um modelo de colaboração aberta, e deve ter se perguntado se dá para confiar nas informações disponibilizadas.

O cofundador do site, Larry Sanger, compartilhou recentemente seu ponto de vista sobre a confiabilidade de sua própria criação. E a opinião dele é bastante parecida com a de qualquer professor que já tenha alertado sobre o perigo das informações falsas na Wikipedia: o site não deve ser levado como fonte confiável.

Embora tenha parecido defender que a versão original da Wikipédia era um projeto "open-source" acessível, Sanger disse que o site, como ele é hoje, fornece um "estabelecimento confiável de ponto de vista sobre praticamente qualquer coisa":

Você pode confiar nela para sempre lhe dar a verdade? Bem, depende do que você pensa que é a verdade.

Sanger pontuou que agências de marketing escrevem e editam artigos específicos na Wikipédia para controlar a percepção do público.

Para comprovar sua opinião, Sanger pontuou que agências de marketing escrevem e editam artigos específicos para controlar a percepção do público sobre seus clientes.

A Wikipédia é conhecida agora por todos por ter muita influência no mundo. Portanto, há um jogo muito grande, desagradável e complexo sendo jogado nos bastidores para fazer com que o artigo diga o que alguém quer que ele diga.

Para exemplificar isso, Sanger criticou a página da Wikipédia sobre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ele argumentou que deveria haver pelo menos um parágrafo dedicado ao escândalo da Ucrânia de Biden durante as eleições presidenciais de 2020. A página se configura, portanto, “como um resumo de um advogado de defesa”.

O artigo Biden, se você olhar para ele, tem muito pouco a ver com as preocupações que os republicanos têm tido com ele. Portanto, se você quiser ter algo remotamente parecido com o ponto de vista dos republicanos sobre Biden, você não vai conseguir isso com o artigo.

Após críticas de Larry Sanger, a página de Biden na Wikipédia passou a mostrar a controvérsia da Ucrânia e suas implicações políticas.

Quatro dias após a entrevista de Sanger ir ao ar com essas críticas, a página de Biden passou a mostrar a controvérsia da Ucrânia e suas implicações políticas. Mas a única mudança foi uma consolidação de tudo o que já se referia a Ucrânia no mesmo parágrafo — nesse caso, uma frase esclarecendo que não havia evidência de injustiça da parte de Biden — em vez de acrescentar algo.

Independentemente de sua opinião sobre a política americana, Sanger levanta a importante questão de que a Wikipédia é construída sobre um certo grau de confiança — e que muitos buscam alterar suas páginas da Wikipédia para criar um retrato específico.

Você confia nas informações disponibilizadas pela Wikipédia?


9

Comentários

É verdade ou não? Cofundador da Wikipédia diz que site não é confiável
  • Só tem esquerdista lá! Pesquise XY XX vera que nenhum momento descrevem como XY macho e XX fêmea%u2026 levam até o final como XX XY%u2026

    Só um exemplo de como isso estragou toda a plataforma que era descentralizada e agora ficou centralizada estragando e desviando seu propósito inicial. Logo será vista como mera propaganda.

    Notam que esses mesmos esquerdistas de redação, vem estragando tudo que tocam, fecham jornais revistas sites até empresas sofrem com um marketing as avessas, que desprestigiam suas marcas.

    Em fim, tratar o grande volume majoritário de consumidores no Brasil cristão ou a favor da família com chacotas, terá á devida consequência. Evidente.

    • Confio... DESCONFIANDO. No máximo, uso como fonte inicial de algo e a partir daí, procuro outras.

        • Por isso uso Barsa para fazer minhas consultas.

            • tem jornalista que tira informações do wikipédia kkkkkkkkkkkkkkk

                • Mas é claro. Um site onde qualquer pessoa pode ir lá e alterar as informações como quiser só pode gerar esse tipo de suspeita.

                    • Qualquer pessoa não! Se vc ir lá e corrigir algo errado e for contra os esquerdistas ele iram certamente te punir da plataforma.

                      Que tipo de gente vc acha que fica o dia inteiro sem ter o que fazer? Ou é esquerdista muleque que não trabalha ou esquerdista funcionário público. Esses dominam lá e punem qq tentativa de correção de propaganda esquerdista.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista