LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Perigo no Mac: malware do Windows já consegue infectar computadores da Apple

21 de julho de 2021 2

Muitos ainda acreditam que os Macs são imunes a certos malwares, entretanto, nem mesmo os modelos que utilizam chip Apple Silicon M1 estão livres desse perigo e hoje relatos indicam que mais uma dessas pragas acaba de se tornar um perigo para usuários dos computadores da Maçã. Estamos falando do XLoader, que até agora somente infectava PCs com Windows.

O relato do perigo envolvendo o XLoader vem do site Bleeping Computer, que afirma que o malware foi portado para o macOS, sendo capaz de roubar informações, gravar a tela do computador e até mesmo detectar quais teclas são pressionadas para obter senhas, além de executar outros arquivos maliciosos sem qualquer interferência do usuário.

O relatório da Check Point Security, que encontrou o malware no MacOS, diz que a praga está se adaptando cada vez mais ao sistema da Apple, o que torna a infecção ainda mais avançada:

Embora haja uma lacuna [de diferenças] entre o malware do Windows e do macOS, ela está diminuindo lentamente com o tempo. A verdade é que o malware do macOS está se tornando cada vez maior e mais perigoso.


O malware atualmente é vendido na dark web por US$ 50 por mês. Pesquisadores monitoraram infecções pelo XLoader por 6 meses e detectaram atividades dele em 69 países, a maior parte dos PCs infectados é dos EUA.

Se você for um usuário do macOS e estiver em dúvida se foi infectado, basta observar a seguinte pasta no seu computador:

  • /Users/seu-usuário/Library/LaunchAgents/

A infecção costuma criar pastas e arquivos com nomes aleatórios, neste caso o recomendado é eliminar os arquivos suspeitos imediatamente, observando sempre com cuidado para não apagar nenhum arquivo de algum aplicativo que você realmente utilize.

Mais sobre Apple


2

Comentários

Perigo no Mac: malware do Windows já consegue infectar computadores da Apple
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020