LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Procon quer proibir pagamento de delivery na entrega após aumento de golpes

30 de julho de 2021 7

Após um crescimento de 136% nas reclamações de golpes envolvendo entregadores de comida, o Procon-SP quer proibir o pagamento de pedidos de delivery na entrega. A iniciativa busca favorecer as opções dentro do próprio aplicativo ou até mesmo via PIX.

O órgão de defesa do consumidor afirma que as denúncias de golpes são oriundas de usuários do iFood, Rappi e Uber Eats. Os consumidores reclamam que os valores debitados no cartão são superiores ao preço correto, sendo que a maioria só percebe o golpe após o pagamento ter sido efetivado.

Para piorar a situação, apesar das constantes reclamações com as empresas responsáveis pelas plataformas, a maioria não consegue reaver os valores. Por isso, o órgão busca convencer os consumidores e as empresas a não aceitarem mais o pagamento na entrega.

A quantidade de golpes cresceu substancialmente.

Segundo o órgão, de janeiro a julho deste ano já foram registrados 341 atendimentos envolvendo esse tipo de golpe, enquanto que no mesmo período do ano passado esse número não passava dos 144. Além disso, a soma dos valores perdidos pelos consumidores em 2021 já chega a R$ 650 mil.

Comentando o assunto, Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP, disse que o pagamento online é mais seguro para as plataformas e usuários.

Como medida de prevenção, o Procon-SP já vem orientando os consumidores a efetuarem os pagamentos de forma online e nunca no momento da entrega, de modo que o contato entre cliente e entregador seja exclusivamente para receber a mercadoria.

Cabe lembrar que o consumidor deve sempre ficar atento ao receber as entregas, conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo. Outras dicas importante são nunca entregar o cartão e tampouco aceitar pagamentos em máquinas que não permitam a leitura dos dados.


7

Comentários

Procon quer proibir pagamento de delivery na entrega após aumento de golpes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista