Segurança 30 Jul
Não é novidade pra ninguém que o Google e outros desenvolvedores realizam, de tempos em tempos, a remoção de versões mais antigas do Android de sua linha de suporte (o que inclui o WhatsApp), dedicando assim atenção especial às versões mais recentes disponíveis no mercado.
Nesse sentido, o Google começou a notificar oficialmente usuários que possuem smartphones e tablets com o Android 2.3.7 Gingerbread ou anteriores de que o suporte para os aplicativos assinados pela empresa ficarão inacessíveis, impedindo o login à conta e serviços correlatos.
Segundo publicação feita por Zak Pollack, Gerente de Comunidade no fórum oficial Ajuda Android, a exclusão do suporte está relacionada à preocupação na segurança de dados dos usuários, sendo prevista a exibição de erros em nome de usuário ou senha ao tentar acessar serviços como o Gmail e YouTube.
Como parte de nossos esforços contínuos para manter nossos usuários seguros, o Google não permitirá mais login em dispositivos Android que executam Android 2.3.7 ou inferior a partir de 27 de setembro de 2021. Se você fizer login em seu dispositivo após 27 de setembro, poderá obter erros de nome de usuário ou senha ao tentar usar produtos e serviços do Google, como Gmail, YouTube e Maps.
O grande problema por trás desse anúncio é que, ao realizar esse bloqueio, o Google tornará quase impossível a utilização destes aparelhos, impedindo que atualizações de todos os apps sejam feitos pela Play Store, que a sincronização de contatos seja feita e mais — ficando, portanto, limitado apenas àqueles que poderão ser acessados pelo navegador.
Com isso, o indicado para usuários que estejam incluídos nesse grupo é verificar se o seu aparelho possui alguma atualização pendente disponível (aparelhos com Android 3.0 Honeycomb (para tablets) ou Android 4.0 Ice Cream Sandwich e superiores ou então, recorrer a custom ROMs caso não existam versões oficiais disponíveis.
Certamente, alguns vão se perguntar qual a versão disponível em seu aparelho, e a verificação é simples e prática, podendo ser verificada através do passo-a-passo abaixo:
- Abra as configurações
- Clique em "Sistema"
- Clique em "Avançado"
- Clique em "Atualizações de sistema" e verifique a versão
Obviamente, esse é o caminho padrão, mas isso pode mudar a depender da versão do sistema operacional e da fabricante (afinal, a UI de cada uma pode mudar a posição dessas informações).
Comentários