LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E agora, Apple?! Lei dos EUA quer tornar o conserto do iPhone mais fácil e barato

09 de agosto de 2021 17

O governo dos Estados Unidos pode se tornar uma verdadeira "pedra no sapato" da Apple nos próximos meses. Isso porque a CNN confirmou que a administração do presidente Joe Biden quer que a FCC — órgão semelhante à nossa Anatel — regule o mercado de conserto de dispositivos eletrônicos.

Em linhas gerais, o governo está preocupado com a dificuldade que muitas oficinas menores encontram para consertar um iPhone, por exemplo. Por isso, a ideia é obrigar a Apple a desenvolver projetos mais simples e que facilitem o reparo.

Além de exigir que a Apple forneça peças, manuais, ferramentas e softwares de diagnósticos para oficinas menores, a lei que está sendo desenhada quer que a empresa simplifique a construção dos seus dispositivos. O argumento é que se um smartphone pode ser consertado, o usuário não precisa gerar mais lixo eletrônico ao ser obrigado a comprar um celular novo todo ano.


Comentando o assunto, Kyle Wiens, CEO e fundador da iFixit, disse que a iniciativa é bem-vinda:

A lei proposta nos EUA não afeta o design do dispositivo de forma alguma, mas o foco nas oportunidades de reparo poderia incentivar os fabricantes a trocar parafusos por outros mais simples, ou tornar a bateria mais fácil de remover.

Claro que há algumas preocupações, uma vez que as fabricantes podem decidir remover a certificação IP em um cenário onde parafusos mais simples podem ser utilizados. Mesmo assim, a ação pode ser benéfica para os consumidores no longo prazo. Louis Rossmann, dono de uma rede de assistência, disse:

Se um chip de US$ 12 parar de funcionar quando a bateria do seu computador se esgotar, eu poderia cobrar algumas centenas de dólares para repará-lo; não os US$ 1.500 que a Apple cobra para consertá-lo.

Fim da obsolescência programada?

Caso a regulamentação do setor entre em vigor, as fabricantes também serão obrigadas a remover chips especiais que reconhecem quando o dispositivo é reparado por uma assistência não-oficial. Além disso, elas também não poderão vetar a compra de componentes.

Dependendo de como a regulamentação for apresentada, provavelmente estenderá ou prolongará a vida útil do dispositivo (quebrado). Isso significa que as empresas precisarão incentivar os consumidores a trocar ou atualizar smartphones com especificações melhores e outras abordagens. Elas precisam redirecionar seus esforços.

Por enquanto, Apple e outras fabricantes não comentaram o assunto.


17

Comentários

E agora, Apple?! Lei dos EUA quer tornar o conserto do iPhone mais fácil e barato
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista