LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Windows tem falha de segurança que pode ser explorada por hackers, alerta Project Zero

19 de agosto de 2021 0

A Microsoft parece não ter prestado atenção a uma perigosa brecha de segurança do Windows, tal que expõe várias versões do popular sistema operacional a ataques de hackers.

De acordo com especialistas do Google Project Zero, departamento conhecido por analisar vulnerabilidades em softwares, o bug pode acarretar a elevação de privilégios (EoP, na sigla em inglês) que criminosos precisam para invadir o sistema e injetar códigos maliciosos.


Contextualizando, o Project Zero busca tornar as plataformas virtuais mais seguras e confiáveis ao encontrar brechas de segurança e alertar os desenvolvedores responsáveis sobre os riscos que podem oferecer. O laboratório geralmente estabelece um prazo de 90 dias para que correções sejam feitas — caso contrário, a falha é exposta ao público.

A vulnerabilidade foi descoberta no Windows 10 2004 — mas é igualmente possível que seja explorada em outras edições — e ocorre por um erro de design do Windows Filtering Platform (WFP), API responsável por aplicativos de filtragem de rede.

O serviço pode permitir que arquivos executáveis se conectem aos sockets de TCP/IP no AppContainers (AC) — conjunto de ferramentas que testam a segurança do programa antes de deixar que seja executado — o que possibilita hackers a burlarem os privilégios de uso e injetarem códigos maliciosos controlar o sistema operacional.

Quando descoberto no último mês, o problema considerado de “baixo risco” foi imediatamente reportado à Microsoft, mas a gigante tecnológica afirmou que, na prática, o bug não representaria problemas e reforçou que é improvável que ataques ocorram em um AppContainer já conectado à internet.

Com as considerações da empresa, o Project Zero levou o problema supostamente inofensivo ao conhecimento do público. Por outro lado, na última quarta-feira (18), a big tech reavaliou os riscos e declarou que trabalhará em uma correção para o problema.

A Microsoft não explicou o motivo pelo qual passou a demonstrar preocupação sobre a brecha de segurança, mas havia declarado previamente que esta é uma falha complexa que pode demorar um longo período até que seja atenuada.


0

Comentários

Cuidado! Windows tem falha de segurança que pode ser explorada por hackers, alerta Project Zero
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista