04 Dezembro 2021
O WhatsApp se envolveu em uma grande polêmica no início deste ano ao anunciar mudanças na política de privacidade que sofreram bastante resistência, não somente dos usuários como de órgãos reguladores no Brasil e em outros países, como a Índia.
O app tentou convencer usuários a aceitarem a mudança ao anunciar a aplicação de punições para quem não o fizesse, mas acabou recuando e adiando várias vezes a implementação da novidade. A partir da próxima semana, finalmente, o WhatsApp vai fazer as alterações na política de privacidade no Brasil.
Com a atualização serão feitas mudanças no Aviso de Privacidade: a plataforma quer aumentar a transparência de seus termos de uso para que eles sejam mais parecidos com o que está disponível para usuários europeus. Além disso, serão atualizados os termos do WhatsApp Business.
O último adiamento da aplicação da medida ocorreu em maio deste ano, quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Ministério Público Federal (MPF), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) enviaram uma solicitação que pedia 90 dias de prorrogamento no prazo do caso.
O app de mensagens passará a enviar relatórios de impacto das mudanças na privacidade à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que supervisiona o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) por empresas públicas e privadas. O WhatsApp também oferecerá programas educativos sobre como utilizar o app de forma segura e eficiente aos titulares de dados.
A empresa tem até o dia 31 de agosto para apresentar comprovantes sobre os efeitos das mudanças na política de privacidade para as entidades que acompanham o caso: ANPD, Cade, MPF e Senacon. Uma reunião deve ser marcada entre os quatro órgãos do poder público e o WhatsApp para definir os próximos passos quanto às novas regras na plataforma.
WhatsApp Messenger
Desenvolvedor: Facebook.inc
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Comentários