LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel pode responsabilizar o Mercado Livre por venda de produtos pirateados

25 de agosto de 2021 15

A Procuradoria Federal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um parecer apontando que o Mercado Livre pode ser responsabilizado pela comercialização de produtos tecnológicos não homologados pelo órgão regulador do Brasil.

No parecer, a agência afirma ainda que os centros de armazenamento e distribuição da plataforma de comercialização online podem ser alvos de fiscalizações presenciais para apreender produtos piratas ou que não estejam em conformidade com as condições estabelecidas nos requisitos técnicos.

A princípio, o documento serve para os fiscais da Anatel, mas também pode ser usado como base para ações do Ministério Público Federal e da Receita Federal. A Procuradoria afirmou que o Mercado Livre participa "ativa e decisivamente" da comercialização dos produtos piratas.

A nova manifestação foi feita como resposta a um questionamento da Superintendência de Fiscalização da Anatel, que apontou dificuldades na execução do Plano de Ação de Combate à Pirataria do órgão.

Versão do Mercado Livre

Em nota enviada para o portal G1, o Mercado Livre disse que combate o mau uso da sua plataforma por meio de "ações proativas" para identificar e excluir vendedores em desacordo com seus termos de uso e legislação vigente.

O Mercado Livre afirma não ser responsável pelo conteúdo gerado por terceiros, diretriz baseada no Marco Civil da Internet e em jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para plataformas de intermediação.

A empresa diz ainda que "investe e atua no combate à pirataria, falsificação e fraude, a fim de garantir o cumprimento das suas políticas", além de auxiliar as autoridades na investigação de irregularidades e para oferecer a melhor experiência aos seus usuários.

Qual a sua opinião sobre o parecer da Anatel? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


15

Comentários

Anatel pode responsabilizar o Mercado Livre por venda de produtos pirateados
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas