LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

HIV/Aids: Faculdade de Medicina e HC da USP integram rede mundial para descobrir cura da doença

26 de agosto de 2021 7

Uma rede global de pesquisa pretende encontrar a cura definitiva para a infecção HIV, o vírus que provoca a Aids, por meio de engenharia genética. Nela, o Brasil será representado pela Faculdade de Medicina e pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

A ideia é que essa nova abordagem de combate ao vírus busque o bloqueio completo do HIV dentro das células e sua posterior eliminação.


O professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP, Esper Kallás, que coordenará o grupo brasileiro, declarou à Agência Brasil:

“As últimas décadas representaram avanços muito importantes no tratamento e controle do HIV e AIDS. Mas o paciente segue precisando se tratar continuamente e o risco de agravamento em caso de interrupção permanece. Esta nova abordagem significará um passo fundamental. Poderá ser, finalmente, a cura do HIV”

Hoje, o HIV é combatido com medicamentos retrovirais, que precisam ser tomados por toda a vida do pacientes. No entanto, essas drogas eliminam o vírus que está circulante no sangue, mas atua com menor intensidade nas células infectadas.

A nova abordagem da pesquisa busca maneiras de bloquear e trancar o HIV dentro das células, deixando-o inativo, o que deverá ser feito com drogas que agirão no material genético do vírus. A proposta é descobrir como modificar o vírus dentro da célula a ponto de destruí-lo.

A rede, conhecida em inglês como HIV Obstruction by Programmed Epigenetics (HOPE) Collaboratory, é liderado pelo Gladstone Institute, Scripps Research Florida e pelo Weil Cornell Medicine, e receberá investimentos de U$ 26,5 milhões (cerca de R$ 140 milhões) para desenvolver a pesquisa.

Após as fases experimentais, ensaios clínicos deverão ser conduzidos no Hospital das Clínicas da FMUSP.

E que dê bons frutos para a humanidade! E você, o que achou dessa pesquisa?


7

Comentários

HIV/Aids: Faculdade de Medicina e HC da USP integram rede mundial para descobrir cura da doença
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista