LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Metade dos jovens brasileiros tem problemas com saúde mental, revela pesquisa

02 de setembro de 2021 33

Um estudo apresentado pela farmacêutica Pfizer e produzido pela consultoria Ipec revelou que 39% dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos consideram possuir uma saúde mental “ruim”, enquanto outros 11% se classificam em um estado “muito ruim”.

Isso significa que metade desses jovens possivelmente estão passando por dificuldades relacionadas a transtornos mentais. Dentre os 2 mil entrevistados, apenas 4% disseram possuir saúde mental muito boa. Do total, 16% afirmaram ter diagnóstico de ansiedade, 8% de depressão, 3% de síndrome do pânico e 2% de fobia social.

O médico e pesquisador do departamento de Psiquiatria da Unifesp, Michel Haddad, afirmou que os transtornos mentais estão em crescimento há pelo menos duas décadas e que a pandemia de Covid-19 só escancarou este problema, que está relacionado também a casos de doenças físicas.

A pesquisa envolveu pessoas a partir dos 18 anos na cidade de São Paulo e regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

O estudo final relata que os jovens têm mais problemas com a saúde mental do que as pessoas mais velhas: ao considerar o público geral entrevistado, 25% classificou a saúde mental como “ruim”, enquanto outros 5% disseram se enquadrar em “muito ruim”.

As queixas mais comuns apontadas pelos entrevistados da pesquisa são: tristeza (42%), insônia (38%), irritação (38%), angústia ou medo (36%), além de crises de choro (21%). No entanto, apenas 11% dos entrevistados fazem acompanhamento médico profissional de maneira contínua e cerca de 21% já chegou a buscar uma ajuda especializada.


Ao serem questionados sobre maneiras para lidar com o impacto imposto pela pandemia, 19% disseram que praticam atividades físicas ao ar livre e outros 18% dentro de casa. Outros 17% acreditam que a leitura de livros pode ajudar na busca por uma solução e investem nesta saída.

E você, o que tem feito para lidar com a pandemia?

Caso você esteja enfrentando pensamentos intrusivos e precisando de apoio emocional, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do número 188 ou pelo site da entidade. Não hesite em procurar ajuda — converse com um amigo e cogite falar com um profissional especializado.


33

Comentários

Metade dos jovens brasileiros tem problemas com saúde mental, revela pesquisa
  • Tendo em vista o caos que se tornou o Brasil nos últimos 6 anos, não é surpresa isso. Economia em frangalhos, emprego difícil, falta de perspectivas para o futuro e agora a pandemia tem tornado esses últimos tempos muito difíceis para manter a saúde mental estabilizada.

      • Concordo plenamente.

          • A outra metade está no tiktok, em processo de imbecilização.

            • Creio que os problemas se passam mais por desajustes. Antes, no começo dos anos 90 para trás, a maioria dos jovens se ajustavam «tranquilamente», casavam-se rapidamente, tinham onde morar, etc. Os padrões estéticos eram mais simples, sem muita pompa e requinte; ninguém queria ser um astro de cinema ou dos esportes, pois era algo quase inatingível; hoje em dia não. Hoje em dia os jovens não conseguem mais se ajustar rapidamente, não é simples casar, ter teto para morar, carro para se deslocar e ter lazer. O padrão estético é alto, já está massificado a tendência de se vestir com pompa e requinte, de pintar a cara inteira, de ter um cabelo super bem tratado, de fazer academia (não por saúde, mas estética). Tudo isso só faz pressionar mais ainda a juventude. Tempos difíceis.

                • Concordo com a intenção de dizer que antes, a vida e os objetivos eram mais simples, e, mais rápidos de serem alcançados.
                  E, como você escreveu, realmente, estamos em "tempos difíceis".

                    • Em que mundo você viveu para falar que antes dos anos 90 a pressão estética não existia? Kkkkkkkkk tá doido? Era pior ainda, principalmente para pessoas negras.

                    • Basta ver como tais "influenciadores digitais" são populares.
                      Pessoa em perfeito estado não seguiria esta genta.

                      • Não tem como ter saúde mental vivendo num país como o Brasil!

                        • Deveras né. Você se acaba de estudar, se especializar e tudo, mas não existe vagas de emprego, investimentos em diversos setores e por aí vai...

                            • Essa galera mais nova e a forma que a geração foi criada no começo dos anos 2000 pra cá causa isso, fora outras coisas e a pandemia obviamente, conheço e conheci muitos assim, a tendência e piorar infelizmente, os mais novos insistem que para fazer parte de grupinho precisa agir de tal forma, pra não se sentir excluídos, tenho parentes dessa idade abaixo de 20 e conheço outros também, poucos possui opinião própria e a maioria segue igual gado sobre vários assuntos, acaba que não sabe debater coisas simples, fora a falta de vontade pra ter economias e sair gastando a toa torrando o cartão se endividando, triste.

                                • Ficou bem comum nós últimos anos... Conheço vários, e eu tô fazendo terapia.

                                    • Tempos difíceis formam homens fortes e homens fortes geram tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos e homens fracos levam a tempos difíceis.

                                      Sinceramente, bate um receio do que veremos à frente nos próximos anos, quando esses jovens de hoje formarem a força dominante do mercado de trabalho, se tornarem nossos líderes e as mentes criativas da humanidade.

                                        • Acho incrível essa pressão de responsabilidade e coisas a serem compridas pelos jovens, advém muito mais do desejo do outro do que perguntar para o jovem com o que ele se sente a vontade para ser e seguir futuramente, fora o fato de não crescerem e se desenvolverem em um ambiente que facilite seu crescimento, mais em um local onde a ausência e a pressão de familiares e a social bate de frente com o seu auto conceito, realmente não são os jovens que devem mudar, mais sim os mais velhos com pensamentos retrógrados e arcaicos sobre o que é viver e ser alguém, saindo também de um campo egoísta, e indo e respeito o que verdadeiramente seria a subjetividade

                                            • Simples a realidade vai bater na sua porta, você pode desejar o que bem e entender mas, não vai conseguir alterar a seta do tempo, a única coisa que pode trabalhar nesse caso é sua liberdade que pode ser limitada por fatores diversos ou não, felizmente ninguém vai viver no ser lugar, liberdade e tempo são as coisas mais importantes em todo universo mas, precisamos ter cuidado com ambas, como toda boa ferramenta ambas podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal.

                                              • Seus pais diziam o mesmo, sempre é a mesma história...

                                                • A matedade que vota no LULA #PAZ #PEGAFOGOCABARÉ

                                                  • Perspectivas de futuro, nunca uma geração foi tão iludida, cobrada pelo efeito informação em excesso.
                                                    Buscar o real sentido das coisas, quando que pra uns é tão facil e extrapolavel nas redes, e pra outros inacessivel e inviavel. Isso frusta qualquer um.

                                                    Antigamente isso era coisa de ficção e vistas somente na tv, coisa bem diferente de hoje.

                                                    • Jovens: com depressão, ansiedade e tendência suicida.
                                                      País: Foda-se kkk, é tudo frescura, tudo culpa do celular e falta de Deus na vida.

                                                        • 70% fácil.

                                                            • Normal, país onde político, BBB, YouTubers são idolatrados só podia dar nisso.

                                                              Android

                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                              Android

                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                              Windows

                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                              Economia e mercado

                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista