LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Falso pagamento lidera casos de golpe em sites de compra e venda online no Brasil

08 de setembro de 2021 0

Dados de um levantamento feito sobre os principais fraudes aplicados no comércio eletrônico no 1° semestre de 2021 apontaram que o número de casos de golpe do falso pagamento aumentou, e corresponde a 42% dos registros.

Na sequência, vem a falsa venda com 25% e o roubo de dados (23%). O estudo foi realizado pela plataforma de compra e venda online OLX e o sistema de proteção de identidades digitais AllowMe, desenvolvido pela Tempest.

Liderando o ranking dos golpes mais aplicados no mercado com 42%, o golpe do falso pagamento provocou um prejuízo estimado em cerca de R$ 6 milhões apenas nos primeiros 6 meses deste ano, e tem nos eletrônicos os produtos mais visados, representando 78% dos casos.

Celulares aparecem em primeiro lugar na lista, com 47%, seguido por videogames (19%) e computadores (13%), facilidade no transporte, valor e facilidade de repassar esses produtos são os principais pontos que os colocam no topo do ranking.


O fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda. Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder às mensagens.

"Os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda eletrônica para aplicar a engenharia social e enganá-los. Por isso, a educação digital é fundamental para que as pessoas possam identificar comportamentos suspeitos e se protejam das investidas dos golpistas", explica a diretora de produto e operações da OLX, Beatriz Soares.

Como se prevenir?

De acordo com os realizadores do levantamento, é importante que os usuários tenham cada vez mais conhecimento de como funciona o universo digital para que não caiam em fraudes.

Os especialistas orientam os usuários a sempre negociar diretamente pelos chats das plataformas de compra e venda e evitar os aplicativos de mensagem externos. Também é recomendado ver diretamente no banco ou na carteira digital se o valor já foi computado, e conferir o status da transação na plataforma onde está negociando.

Vale sempre destacar que o produto só pode ser entregue após a confirmação do pagamento. Desconfie de compradores apressados, essa é uma das táticas utilizadas para que a pessoa entregue o produto antes da confirmação do pagamento.

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a junho de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas on-line.

Você já foi alvo de alguma fraude na internet? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


0

Comentários

Falso pagamento lidera casos de golpe em sites de compra e venda online no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista