Google 16 Set
O Android 11 foi lançado em setembro de 2020 com muitas melhorias em privacidade como as permissões temporárias que se revogam após um certo período. Hoje o Google está anunciando que esta funcionalidade chegará para versões mais antigas do sistema. Entenda agora como isto será possível.
Segundo o Google, a redefinição automática de permissões estará disponível para todos os celulares com Android 6.0 ou mais recente. A implantação da novidade será feita por meio do Google Play Services ainda em 2021 e funcionará primeiro em aplicativos feitos para o Android 11 com API de 20 a 23.
Dessa forma, aplicativos que utilizem essas APIs terão permissões revogadas caso elas não sejam utilizadas por alguns meses. Vale dizer que a novidade deve ser habilitada manualmente nas configurações do dispositivo, em Aplicativos > Permissões.
Por outro lado, aplicativos que são Administradores do Dispositivo não terão permissões revogadas e o desenvolvedor pode pedir para que o usuário desative as permissões temporárias de aplicativos caso necessário.
A novidade chegará inicialmente para dispositivos com Android 10 a partir de dezembro de 2021, sendo distribuída para versões mais antigas gradualmente, atingindo todos os aparelhos compatíveis até o fim do primeiro semestre de 2022.
Por enquanto, a API de permissões temporárias será lançada em versão beta no Jetpack Core 1.7.0 para que desenvolvedores possam adaptar seus aplicativos até que a sua versão estável seja liberada em outubro de 2021.
Comentários