Rumores 16 Set
A AMD está alertando seus usuários para uma nova atualização disponibilizada através do Windows Update, que visa corrigir uma falha de segurança que afeta os drivers de vários processadores, incluindo modelos de diferentes gerações das famílias Athlon, Ryzen, Threadripper e outras.
O problema é detalhada no boletim oficial da empresa, que divulga uma lista extensa de processadores que configuram uma plataforma elegível à atualização de segurança. Os diversos modelos citados variam entre os processadores mais antigos, como o Threadripper de 2ª geração e Ryzen 5000 com Zen 3, chips de última geração.
A vulnerabilidade, tratada como CVE-2021-26333, ocorre no driver do PSP (Platform Security Processor) da AMD, uma solução integrada a nível de hardware que executar tarefas com mais segurança através de partes criptografadas da memória.
O Windows, por sua vez, depende do driver amdsps.sys para utilizar o PSP. Esse componente foi submetido a testes esporádicos com pesquisadores de cibersegurança e “hackers do bem”, que foram capazes de obter uma quantidade assombrosa de informações sensíveis mesmo com o módulo ativado e sem privilégios de administrador.
De acordo com o Tom’s Harware, o problema deixa computadores vulneráveis a ataques similares ao Spectre e Meltdown, comumente enfrentado pelos usuários da Intel. A própria AMD confirmou, em abril de 2021, que seus processadores de terceira geração sofrem esse tipo de invasão.
Veja a lista de plataformas afetadas abaixo:
- AMD Ryzen 1000
- AMD Ryzen 2000 (Desktop e Mobile)
- AMD Ryzen 3000 (Desktop, Mobile e APUs)
- AMD Ryzen 4000 (APUs)
- AMD Ryzen 5000 (Desktop, Mobile e APUs)
- AMD Ryzen Threadripper (1ª, 2ª e 3ª geração)
- AMD Ryzen Threadripper PRO
- AMD Ryzen com Radeon Graphics (2ª geração)
- AMD Série A de 6ª geração (Desktop e Mobile)
- AMD Série A e E de 7ª geração (Desktop e Mobile)
- AMD FX com Radeon R7 Graphics (6ª geração)
- AMD A4 com Radeon Graphics
- AMD A6 com Radeon R5 Graphics
- AMD A8 com Radeon R6 Graphics
- AMD A10 com Radeon R6 Graphics
- AMD 3000 com Radeon Graphics (Mobile)
- AMD Athlon 3000 com Radeon Graphics (Mobile)
- AMD Athlon com Radeon Graphics (Mobile)
- AMD Athlon X4
- AMD E1 com Radeon Graphics
É possível verificar se há necessidade de atualização de sua plataforma através da página de suporte da AMD utilizando a ferramenta de detecção automática de atualização. Os drivers do chipset devem estar na versão 3.08.17.735 ou superior. Além disso, é possível receber o patch através do Windows Update com o último Patch Tuesday.
Comentários