Curiosidade 16 Jun
O Facebook apresentou o Ray-Ban Stories no início de setembro. Os óculos inteligente são capazes de capturar imagens utilizando duas câmeras que agora estão preocupando os governos da Itália e da Irlanda sobre a privacidade dos usuários.
A preocupação foi expressada pela Comissão de Privacidade de Dados (DPC) ao questionar a eficácia de um LED que indica o uso dos sensores nos óculos.
Como você pode ver abaixo, o pequeno LED branco se acende quando os sensores de captura do Ray-Ban Stories estão em uso para capturar fotos ou gravar vídeos que podem ser postados nos Stories do Facebook.
Entretanto, a Comissão de Privacidade de Dados emitiu uma nota dizendo:
Embora seja verdade que muitos dispositivos, incluindo smartphones, podem gravar outras pessoas, eles geralmente são câmeras ou telefones reconhecíveis enquanto a filmagem está em andamento, alertando aqueles que estão à sua frente. Com óculos, há uma luz indicadora muito pequena que é ativada no momento da gravação
O pronunciamento continua explicando porque o órgão não considera o LED suficiente para garantir a segurança e a privacidade das pessoas:
Não foi comprovado ao DPC e ao Gestor de Privacidade que Facebook e Ray-Ban realizaram um número adequado de testes para verificar se esse tipo de sinalização luminosa é eficaz.
A Comissão Italiana de Privacidade questionou essa característica em 10 de setembro, pedindo que a DPC da Irlanda investigue o caso, já que a sede do Facebook está localizada neste país. Até o momento Facebook e Ray-Ban não se pronunciaram a respeito da questão.
Você gostaria de utilizar um óculos como o Ray-Ban Stories? Conte nos comentários.
Comentários