LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iOS 15.0.1 consertou falha de segurança que permitia burlar tela de bloqueio

02 de outubro de 2021 3

Atualização (02/10/21) - HA

Na semana passada, um pesquisador espanhol publicou na rede uma falha que ele encontrou na tela de bloqueio do novo iOS 15.0. Mesmo não sendo um processo tão simples, ainda sim, ficou marcada como uma primeira grande falha do sistema descoberta pouco depois de seu lançamento estável.

Pois agora, a nova atualização para o iOS 15.0.1 afirma ter corrigido a vulnerabilidade — que também afeta o iOS 14.8. (Mesmo assim, mais bugs já foram identificados no update).

O próprio pesquisador, Jose Rodriguez, que descobriu a vulnerabilidade, confirmou a correção. Mas como apontado no tweet de Denis Tokarev, a gigante americana passa vergonha ao não creditá-lo, nem listar uma entrada CVE sobre a correção.

Tokarev é também já acusou a Apple de ignorar relatos de vulnerabilidades em seus sistemas operacionais e, depois de ganhar holofotes, recebeu uma resposta da empresa.

Matéria original (24/09/21)

Um pesquisador de segurança espanhol acaba de encontrar o que parece ser a primeira grande falha de segurança do recém-liberado iOS 15.

Jose Rodriguez publicou um vídeo no YouTube demonstrando como burlar o bloqueio da tela inicial, algo que não é tão fácil, mas, ainda assim, é possível — e isso já é motivo suficiente para preocupação.

Para alcançar o resultado ele usou uma combinação de ações que envolveu chamadas feitas pelo VoiceOver, texto pré-escrito, a folha de compartilhamento do iOS e mais:

Rodriguez diz ser muito gratificante o fato de estar sendo compensando financeiramente pela Apple por encontrar falhas de segurança. Ele encontrou vulnerabilidades similares no iOS 14 em abril e maio, recebendo por elas respectivamente US$ 25.000 e US$ 5.000. Após reportadas, ambas foram rapidamente corrigidas pela maçã.

O problema é que, segundo o pesquisador, a Apple não resolveu as falhas por completo, apenas as "mitigou" e, como resultado, ele conseguiu furar a proteção novamente na versão estável tanto no iOS 14.8 quanto no iOS 15.

A falha não foi reportada à Apple antes da publicação do vídeo, mas agora, que a maçã já está ciente de sua existência, podemos esperar uma correção nos próximos dias.


3

Comentários

iOS 15.0.1 consertou falha de segurança que permitia burlar tela de bloqueio
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas