LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Recurso no Windows 11 reduz desempenho de jogos em até 30%, mostra benchmark

03 de outubro de 2021 23

Beirando o lançamento oficial do Windows 11, previsto para ocorrer na próxima terça-feira (05), descobrimos mais informações sobre a nova geração do sistema operacional. Uma das maiores polêmicas da atualização é a compatibilidade de hardware, que não contemplará processadores mais antigos e exigirá ativação do módulo TPM 2.0.

O Windows 11 utilizará por padrão um recurso de segurança da Microsoft chamado VBS — Virtualization-based Security ou “Segurança Baseada em Virtualização”, em tradução livre — que cria um ambiente seguro com virtualização de software e hardware. Contudo, essa medida pode afetar o desempenho de jogos executados no sistema operacional.


O UL Benchmarks, Computer Base e PC Gamer efetuaram vários testes com as versões prévias do Windows 11 e descobriram que o VBS é responsável por diminuir a performance de jogos em até 30%, a depender da distribuição em que os títulos são executados.

A plataforma desenvolvedora do 3DMark ressalta que o recurso é ativado por padrão em uma instalação limpa do Windows 11, mas não ao atualizar gratuitamente do Windows 10. Isso significa que o mesmo sistema pode obter pontuações de benchmark diferentes, variando de acordo com a presença do VBS.

O PC Gamer, em suas análises, observou uma queda de 28% em Shadow of the Tomb Raider (SoTR). Os resultados, no entanto, foram inconsistentes, visto que o Computer Base não experimentou a mesma queda de desempenho nesse título, mas podem ser explicados devido às diferenças de versões utilizadas nos testes — Beta e Dev, respectivamente.


Esses resultados, por outro lado, podem indicar que a empresa ainda não otimizou o recurso de forma suficiente para que opere sem impactar na execução de outras aplicações, especialmente de jogos. Computadores pré-montados serão os primeiros a enfrentar esse bug, caso uma correção não seja elaborada pela Microsoft até os respectivos lançamentos.


23

Comentários

Recurso no Windows 11 reduz desempenho de jogos em até 30%, mostra benchmark
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas