Software 10 Out
Polêmica é uma palavra que já esteve presente em muitos momentos da história do Facebook. A pedra da vez no sapato de Mark Zuckerberg é a denúncia feita pela ex-funcionária Frances Haugen de que a rede social prefere o lucro à segurança.
Tentando conter os danos causados pelo testemunho da denunciante, o Facebook fez várias promessas de novos recursos que podem diminuir o potencial dano causado para jovens e adolescentes que usam a plataforma.
De acordo com a CNN e a agência Reuters, o vice-presidente de Assuntos Globais do Facebook, Nick Clegg, prometeu que o Instagram vai adicionar um recurso de "pausa" que incentiva os adolescentes a pararem de usar a rede social por um tempo.
O executivo não informou quando essa nova funcionalidade vai estar disponível no Instagram, que é de propriedade do Facebook, mas o objetivo claro do recurso é reduzir o vício e outros comportamentos prejudiciais à saúde.
Clegg disse ainda que o Facebook "empurraria" os adolescentes para longe de materiais em seus aplicativos que "podem não ser conducentes ao seu bem-estar". Ele não detalhou como vai ser esta nova abordagem.
Em sua denúncia, a ex-funcionária Frances Haugen alegou que o Facebook estava ciente de que seus algoritmos eram destrutivos, levando as crianças a materiais nocivos e removendo apenas uma fração do discurso de ódio.
Em um comunicado público, Mark Zuckerberg rebateu as afirmações e disse que Haugen está tentando criar uma "falsa imagem da empresa" e que algumas de suas alegações "nem fazem sentido".
Você considera as redes sociais do Facebook tóxicas para os jovens? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!
Comentários