LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

YouTube segue Facebook, exclui live de Bolsonaro e suspende canal após Fake News sobre vacina e HIV

25 de outubro de 2021 255

Atualização (25/10/2021) por LL

Nesta segunda-feira (25), o YouTube retirou do ar a live do presidente Jair Bolsonaro sobre o suposto desenvolvimento de Aids em vacinados contra o coronavírus. A plataforma alega que o vídeo contém "desinformação médica sobre a Covid-19”. A notícia vem depois da exclusão — ocasionada pelo mesmo motivo — de outras 15 lives do presidente na rede social.

Como já estava sob aviso sobre a violação das regras do YouTube sobre fake news, o canal do presidente ficará suspenso por uma semana. Caso Bolsonaro receba mais duas notificações da mesma natureza, ele poderá ter a conta excluída definitivamente. O presidente foi notificado sobre essas medidas.

O boato teve início no Twitter e outras redes sociais, como Facebook e Instagram, também removeram o conteúdo do ar. No vídeo, Bolsonaro afirma que pessoas vacinadas contra a Covid-19 perdem a imunidade e desenvolvem Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) de acordo com um estudo inglês.

Em comunicado oficial, o YouTube explica a motivação por trás da exclusão da live:

Removemos um vídeo do canal de Jair Bolsonaro por violar as nossas diretrizes de desinformação médica sobre a COVID-19 ao alegar que as vacinas não reduzem o risco de contrair a doença e que causam outras doenças infecciosas. As nossas diretrizes estão de acordo com a orientação das autoridades de saúde locais e globais, e atualizamos as nossas políticas à medida que a orientação muda. Aplicamos as nossas políticas de forma consistente em toda a plataforma, independentemente de quem for o criador ou qual a sua opinião política.

Começou a circular pelo Twitter e em outras redes sociais um boato de que pessoas vacinadas contra a Covid-19 perdem a imunidade e desenvolvem Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida). O assunto ganhou ainda mais repercussão após o presidente Jair Bolsonaro citá-lo em sua live semanal no YouTube.

O boato chega a dizer que o estudo foi desenvolvido pelo governo do Reino Unido, mas tudo não passa de uma grande mentira. A mensagem falsa diz:

Uma comparação de relatórios oficiais do governo sugere que os totalmente vacinados estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido do que o previsto.

A fake news começou a ser disparada a partir de um site conspiracionista, que é conhecido por dizer que as vacinas permitem o rastreio dos vacinados e que milhões de pessoas já morreram por culpa dos imunizantes.

De acordo com o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, a publicação é totalmente falsa, uma vez que os autores inseriram uma coluna que não existe nos documentos originais. O órgão ainda esclareceu:

as vacinas contra a Covid-19 não causam Aids. A Aids é causada pelo HIV.

Comentando o assunto, pesquisadores também rebateram o texto falso. Ele fala que a queda da eficácia da vacina acontece porque há uma deterioração do sistema imunológico, mas isso "não faz nenhum sentido", disse ao G1 Letícia Sarturi, doutora em biociências e fisiopatologia.

O autor do texto fala que essa queda da imunidade se deve a uma deterioração do sistema imune porque os pacientes que estão sendo vacinados estão tendo imunodeficiência e isso é absurdo. A vacina estimula o seu sistema imune à produção de resposta imune. Ela não vai gerar nenhum tipo de imunodeficiência.

Por enquanto, o YouTube não se posicionou sobre o vídeo onde Bolsonaro propaga o estudo falso.


255

Comentários

YouTube segue Facebook, exclui live de Bolsonaro e suspende canal após Fake News sobre vacina e HIV
  • ele estava lendo uma matéria da revista exame que falou sobre o assunto, inclusive a mesma revista no dia 25/10 atualizou a pagina da matéria. Tudo celular. foque em celular e pare de se meter em politica

    • Tinha que excluir em definitivo.

        • O povo votou no candidato do spam , "aumente seu p* de graça" e no final você perdeu 3cm kkkk

            • Cabo Daciolo 2022! vamos derrubar os illumitatis.

              • esse homem é um câncer para o país

                  • Esses BolsoLula são uma piada. Enquanto os caras estão desviando o foco pra destruir o país esses otários ficam nas redes sociais brigando enquanto o país está indo pro buraco. Enquanto a vacina eu não vou tomar, é só ler como a vacina da Pfizer age no organismo pra vcs tirarem suas próprias conclusões. Deixem de ser burros e partidários, não existe direita e esquerda no Brasil. São uma quadrilha dividindo a população pra alcançar seus objetivos.

                      • Eleitor do Bolsonaro é igual aquelas mães que fingem não ver as merdas que o filho faz e sempre inventa uma desculpa para defende-lo, mesmo sabendo que o filho é um lixo.
                        O filho rouba e ela fala que foram as más companhias, o filho é num vagabundo que não gosta de trabalhar e ela diz que não dão oportunidade para ele, o filho bate na esposa e a mãe diz que a mulher deve tê-lo provocado, o miserável só vive drogado e a mãe diz que ele se droga para esquecer os problemas (que ele mesmo causa).....
                        Ou seja, não importa quanta merda este sujeito faça ou fale, os eleitores dele sempre vão criar uma desculpa para defende-lo ou culpar os outros....
                        Mas aí eu penso que em 2022 tem eleições e nossas opções são: Bolsonaro, Dória, Lula e companhia.... O melhor a se fazer é pedir desculpas e devolver o Brasil para os Índios.

                          • Sempre que ler alguma notícia por mais absurda que seja, nunca duvide do "Minto" pois ele fez uma medalha pra si próprio de "Imorrível, Imbroxável e incomível" kkkkk Que merda a gente vai está, eu pensando que ninguém poderia ser pior que a Dilma!

                              • TC vai ficar rico de tanto fazer matérias contra o Presidente e o povo brigando nos comentários.. %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFB%u D83D%uDC4F%uD83C%uDFFB

                                pega fogo cabere.. %uD83D%uDD25

                                  • Negocio é fazer live no xvideos

                                      • A única forma dele não espalhar fake news nas redes sociais é banindo de vez mesmo. Cada live dele sai uma mentira diferente. Ningém aguenta mais tanta mentira vinda desse senhor.

                                        • Que VERGONHAAAAAAAAA
                                          Pior Presidente desde 1500

                                          • Bobagem é bondade e educação sua. Aquela laia não vale o que gato enterra e suas mentiras espalhadas custaram MILHARES de VIDAS.
                                            Aquilo é um Enviado do Inferno, a Besta que Subiu da Barra, nazifascista, Mentiroso, Pilantra, mau caráter...tudo de ruim, menos um falador de bobagens.

                                              • Tem que banir este corrupto do país

                                                • Demorou de mais. Já deveriam ter banido essa Besta Fera das redes sociais. Uma praga pra sociedade.

                                                    • Acho é pouco, deveria também sair do posto de presidente. Graças a Deus não votei nesse asqueroso.

                                                        • Tá, mas e o que vai acontecer então com a matéria e com as páginas da revista Exame? Ela será acusada também de fake news (porque foi ela quem originalmente estampou a notícia) ou é só perseguição mesmo contra o presidente?

                                                            • Na hora que a besta estava falando merda não era matéria da revista Exame que ele estava usando como referência, ele tentou justificar isso depois usando uma matéria do ano de 2020 depois que a bomba já tinha explodido, porque nem para averiguar data aquela anta serve. O texto que ele estava usando na live inclusive era do site Before It's news, que já é bem conhecido por espalhar notícias falsas sobre vacinas, a matéria da revista exame em momento algum diz que a vacina pode acarretar na contaminação do vírus da AIDS, a anta genocida que tem capacidade cognitiva BEM reduzida não é capaz nem de interpretar uma matéria. Eu não vou me estender explicando a matéria porque da mesma forma que eu tive acesso a notícia você também tem, e nunca é demais se informar antes de falar qualquer coisa, a revista não pode ser acusada de disseminar fake news porque ela simplesmente não fez isso.

                                                                • Como a revista não pode ser acusada de disseminar fake news, se foi a própria quem publicou a notícia. Se a matéria, segundo você, não tem nada a ver com o que o PR disse, porque então ela estava hospedada no site até o momento da live dele? E porque ela alterou o título da matéria após a live? Não acha então que a página deveria ser banida ou o seu problema é pessoal com o PR?

                                                                  • só perseguição msm.. pq a revista Exame um tempo depois de ver q usaram a reportagem dela, ela foi e alterou o título da matéria..

                                                                      • No mínimo, a revista deveria ser responsabilizada por compartinhar uma informação falsa dessas.O presidente não se torna inocente com isso, não é a primeira vez que ele compartilha uma notícia falsa e absurda. Aposto que ele leu a notícia e nem sequer procurou se informar, procurou se é verdadeiro, apenas quiz tirar proveito disso para enganar o povo e tentar desmerecer mais uma vez as vacinas. Não é a primeira vez que ele espalha fake news dessa natureza, infelizmente.

                                                                          • Espera, se pra vocês a "grande mídia é tão imparcial, apura os fatos com exatidão e se baseia no que a ciência e os grandes especialistas internacionais dizem", e a mesma publica o que diz a tal ciência, até aí tudo bem.
                                                                            Agora se o presidente reproduz tudo o que ela publica, aí é fake news? E ele deve ser banido?
                                                                            Então porque com a mídia nada acontece?

                                                                              • Da mesma forma que não acontece nada com a mídia, não acontece nada com ele. Ambos deveriam ser responsabilizados. Desde o começo da pandemia o presidente vem espalhando fake news, seja inventada por ele ou não. Isso não é certo, ainda mais de um presidente da república. Não sei se você o defende, mas é bem lamentável o tanto de notícia falsa que esse homem conta."Ah, mas não é culpa dele" então por que em nenhuma vez que ele disse uma notícia que se provou falsa ele veio a público se desculpar? "Olha gente, eu falei uma notícia e me mostraram que era falsa, queria me desculpar por isso, talkey?" Cade? Ele espalha essas notícias e não está nem aí se é verdade ou não, ele não liga. Ele e a mídia que compartilham isso deveriam ser responsabilizados. Deus me livre.

                                                                                  • Peraí, que discordância é essa? Se nada acontece com a mídia, então significa que não procede aquele falso argumento defendido pelos seus, de que o PR implantaria uma ditadura no Brasil, não é verdade?
                                                                                    Quando você diz que nada acontece com ele, você só pode estar fingindo demência, só pode, porque se "nada acontece com ele", porque só ele é punido? Pra mim isso é tudo.

                                                                                • Tá todo mundo errado. Só o presidente tá certo, né? Típico de gente podre que deve estar ganhando dinheiro pra defender ou então é só mais um robô

                                                                                  • Você baseia toda uma linha de pensamento pelo título de uma matéria, ou a ler e depois fala?
                                                                                    Isso só atesta o mau caratismo dele e de sua equipe.
                                                                                    O presifake "cristão" que adora mentir e enganar.

                                                                                      • Eu não me baseio pelo título de uma matéria, e sim pelo fato de que hoje no Brasil não importa o que é falado e sim quem fala, até porque muito do que a mídia "isenta" publica hoje como consequência da pandemia, foi dita por ele faz tempo e foi taxado como fake news por essa própria mídia antes. Mas quem sempre sofre represálias? O presidente.
                                                                                        Mau caráter é você que não enxerga que a sua liberdade está em jogo e que amanhã você pode ser o próximo.
                                                                                        Lindo mesmo era na época do seu jumento preferido, a alma mais honesta e sincera do país né?!

                                                                                          • Bla bla bla bla...
                                                                                            %uD83D%uDC04%uD83E%uDDDF%u200D%u2640%uFE0F

                                                                                              • Na época que a mídia atacava a Lula tava de boa? Agora ela é imparcial?
                                                                                                Vocês fedem a podridão

                                                                                                  • O que você espera que aconteça com um bandido cachaceiro daquele, condenado na justiça com meio mundo de processos nas costas? Que coloquem no altar e ofereçam flores? Você alguma vez viu ele ser banido de alguma rede social?
                                                                                                    Se pra você os ataques e banimentos a quem é oposição ao que você segue não lhe parecem nada, eu sinto muito. E olha que até o PCO, braço do PT já reconheceu isso, por incrível que pareça.

                                                                                            • Grande dia!

                                                                                                • Pega fogo cabaré %uD83D%uDD25

                                                                                                    • Esses arrombados estão banindo é todo mundo!

                                                                                                      • Vim ver bolsopetistas se degladiando

                                                                                                        • Entao se for seguir a lógica do gado o Facebook e o YouTube são petistas pq na cabeça deles só existe o "inimigo PT" tudo é PT, petralha e nao sei oq...

                                                                                                          • Ótima notícia.

                                                                                                              • Não é possível todos bloqueado o nosso mito, mas tem O TELEGRAM que se vende por qualquer coisa vai MITO.kkkkkkkkk.

                                                                                                                • Os caras tão muito na droga, vacina trazendo vírus, ativado e ainda diferentes do original. O gado tá tomando vacina e indo para suruba sem camisinha kkkk

                                                                                                                    • Se as redes sociais baniram o grande sr. Trump, deveriam banir ele também.

                                                                                                                        • Parece que Moro vem aí, só me resta saber os planos dele, agora vai ficar fácil decidir entre a multa ou o voto.

                                                                                                                            • Menos Lacração e mais informação TC..

                                                                                                                              pq em vez de criar brigas com essas informações q só servem pra desgastar o atual governo.. pq vcs não fazem matérias sobre oq ele vem fazendo TC??

                                                                                                                              por exemplo essa: TUDO HAVER COM TECNOLOGIA, CIÊNCIA E INOVAÇÃO..q até um tempo atrás era o foco do site..


                                                                                                                              https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2021/10/mcti-representa-o-brasil-no-congresso-internacional-de-astronautica-iac-em-dubai

                                                                                                                                • O atual governo se desgasta por conta própria, não é por causa de uma notíca do TC. O que ele vem fazendo de bom para ter uma matéria? Não sei onde você vive, mas o governo atual está péssimo, Você quer notícias sobre tecnologia, ciência e inovação? Que tal falar dos cortes de gastos do governo da ciência? Dinehiro para a ciência não tem, mas para gastar milhões com cartão corporativo ele tem??

                                                                                                                                    • De que adianta? O cara tá matando gente...

                                                                                                                                        • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

                                                                                                                                          Usando migalhas e dando a nós aqui de baixo, unicamente pra ver se recebe votos da classe pobre em 2022;
                                                                                                                                          Genocida que com sua bela equipe na saúde e economia ajudou a matar mais de 600 mil pessoas;
                                                                                                                                          Mentiroso compulsivo;
                                                                                                                                          Destruidor da Amazônia;
                                                                                                                                          Inaugurador de obras inacabadas, de outros governos;
                                                                                                                                          Espalhador de mentiras, causando ainda mais problemas ao país, em diversos setores... a lista de obras "maravilhosas" do Mico Genoncida é interminável.
                                                                                                                                          Vem fazendo muito pelo país. É um patriota genuíno. %uD83D%uDE0F

                                                                                                                                            • Falar bosta toda hora é um orgulho pra vcs q idolatram o bossal ?

                                                                                                                                                • Cortar dinheiro de pesquisa, acho que não é inovação

                                                                                                                                                    • Bozo diZ que vacina causa aids e vc diz que é o Tc que cria notícia desfavorável? Asa vai pra pqp

                                                                                                                                                      • Já leram a matéria da Forbes?https://forbes.com.br/forbessaude/2020/10/pesquisadores-alertam-que-algumas-vacinas-contra-a-covid-19-podem-aumentar-o-risco-de-infeccao-por-hiv/

                                                                                                                                                          • O que tem o c. com as calças?
                                                                                                                                                            A pessoas 'pega' AIDS através do vírus da ...... AIDS.

                                                                                                                                                              • PELO JEITO O GADO NAO LEU QUE NA MATÉRIA DA FORBES TA ESCRITO:
                                                                                                                                                                "Sociedade Brasileira de Infectologia: não se conhece relação entre qualquer vacina contra Covid-19 e o desenvolvimento de Aids"
                                                                                                                                                                Continuem defendendo esse presidente fake news

                                                                                                                                                                  • agr vão falar q a Forbes faz fake news.. %uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFB%uD83E%uDD23

                                                                                                                                                                      • Leu a matéria da Forbes?? Lá eles dizem que não há relação, porém citaram que pesquisadores suspeitavam haver relação. Mas atualmente não existe possibilidade. Mas gado bolsonarista que nem você acredita em qualquer fake news KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o cara é fã do BOZONARO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKK

                                                                                                                                                                          • chora petralha.. melhor Jairseacostumando.. pq 2022 já tá no papo.. ficam de mimimi.. antes das eleições ficavam falando q ele ia entrar e iria colocar numa ditadura e q ele iria acabar com a imprensa.. ele veio e não teve nada disso.. dps vinheram com narrativas de facista, homofóbico, genocida, negacionista, espalhador de fake news..

                                                                                                                                                                            falam.. falam.. mas até agr vcs só vivem de narrativas.. %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23

                                                                                                                                                                            vcs da esquerda SÓ VIVEM DE NARRATIVAS.. SÓ VIVEM SE FAZENDO DE CULPADO E POLITICAMENTE CORRETOS.. mas não enganam ninguém..

                                                                                                                                                                            só tem uma coisa pra vc e pros outros dos comentários abaixo.. vcs são massa de manobra do PT, Psol e PCdoB.. lamentável.. mas infelizmente é a realidade.. choraaaa.. %uD83E%uDD23%uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFB

                                                                                                                                                                              • idiotas idiotarão e idolatrarão sempre né hehehehehehehehehe

                                                                                                                                                                                  • Fala-se para ler a matéria e entender o que realmente foi dito pra deixar de ser cego e manipulado. Mas o gado bolsonarista faz o que? Perde no argumento e fala: CHORA PETRALHA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK O CARA É FÃ DO BOLSONARO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                                                                                                                                                                              • Os jumentos do lularápio só acreditam no que querem acreditar, tem matéria da forbes, exame e agência de notícias da AIDS, mas a cegueira coletiva e seletiva não deixam ver a verdade. Tirem o cabresto, nem desenhando os jegues do presidiário luladrão aprendem kkkkk

                                                                                                                                                                                https://exame.com/ciencia/algumas-vacinas-contra-a-covid-19-podem-aumentar-o-risco-de-hiv/

                                                                                                                                                                                https://forbes.com.br/forbessaude/2020/10/pesquisadores-alertam-que-algumas-vacinas-contra-a-covid-19-podem-aumentar-o-risco-de-infeccao-por-hiv/

                                                                                                                                                                                https://agenciaaids.com.br/noticia/pesquisadores-alertam-que-algumas-vacinas-contra-a-covid-19-podem-aumentar-o-risco-de-hiv/

                                                                                                                                                                                • estou rindo d+ desse pessoal do "ódio do bem" %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23

                                                                                                                                                                                  • Quem defende Bolsonaro tem coragem de matar pai e mãe
                                                                                                                                                                                    Simples assim....

                                                                                                                                                                                    • Vai chover GADO

                                                                                                                                                                                      Android

                                                                                                                                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                      Android

                                                                                                                                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                      Windows

                                                                                                                                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                      Economia e mercado

                                                                                                                                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista