LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

YouTube segue Facebook, exclui live de Bolsonaro e suspende canal após Fake News sobre vacina e HIV

25 de outubro de 2021 255

Atualização (25/10/2021) por LL

Nesta segunda-feira (25), o YouTube retirou do ar a live do presidente Jair Bolsonaro sobre o suposto desenvolvimento de Aids em vacinados contra o coronavírus. A plataforma alega que o vídeo contém "desinformação médica sobre a Covid-19”. A notícia vem depois da exclusão — ocasionada pelo mesmo motivo — de outras 15 lives do presidente na rede social.

Como já estava sob aviso sobre a violação das regras do YouTube sobre fake news, o canal do presidente ficará suspenso por uma semana. Caso Bolsonaro receba mais duas notificações da mesma natureza, ele poderá ter a conta excluída definitivamente. O presidente foi notificado sobre essas medidas.

O boato teve início no Twitter e outras redes sociais, como Facebook e Instagram, também removeram o conteúdo do ar. No vídeo, Bolsonaro afirma que pessoas vacinadas contra a Covid-19 perdem a imunidade e desenvolvem Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) de acordo com um estudo inglês.

Em comunicado oficial, o YouTube explica a motivação por trás da exclusão da live:

Removemos um vídeo do canal de Jair Bolsonaro por violar as nossas diretrizes de desinformação médica sobre a COVID-19 ao alegar que as vacinas não reduzem o risco de contrair a doença e que causam outras doenças infecciosas. As nossas diretrizes estão de acordo com a orientação das autoridades de saúde locais e globais, e atualizamos as nossas políticas à medida que a orientação muda. Aplicamos as nossas políticas de forma consistente em toda a plataforma, independentemente de quem for o criador ou qual a sua opinião política.

Começou a circular pelo Twitter e em outras redes sociais um boato de que pessoas vacinadas contra a Covid-19 perdem a imunidade e desenvolvem Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida). O assunto ganhou ainda mais repercussão após o presidente Jair Bolsonaro citá-lo em sua live semanal no YouTube.

O boato chega a dizer que o estudo foi desenvolvido pelo governo do Reino Unido, mas tudo não passa de uma grande mentira. A mensagem falsa diz:

Uma comparação de relatórios oficiais do governo sugere que os totalmente vacinados estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido do que o previsto.

A fake news começou a ser disparada a partir de um site conspiracionista, que é conhecido por dizer que as vacinas permitem o rastreio dos vacinados e que milhões de pessoas já morreram por culpa dos imunizantes.

De acordo com o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido, a publicação é totalmente falsa, uma vez que os autores inseriram uma coluna que não existe nos documentos originais. O órgão ainda esclareceu:

as vacinas contra a Covid-19 não causam Aids. A Aids é causada pelo HIV.

Comentando o assunto, pesquisadores também rebateram o texto falso. Ele fala que a queda da eficácia da vacina acontece porque há uma deterioração do sistema imunológico, mas isso "não faz nenhum sentido", disse ao G1 Letícia Sarturi, doutora em biociências e fisiopatologia.

O autor do texto fala que essa queda da imunidade se deve a uma deterioração do sistema imune porque os pacientes que estão sendo vacinados estão tendo imunodeficiência e isso é absurdo. A vacina estimula o seu sistema imune à produção de resposta imune. Ela não vai gerar nenhum tipo de imunodeficiência.

Por enquanto, o YouTube não se posicionou sobre o vídeo onde Bolsonaro propaga o estudo falso.


255

Comentários - página 2

YouTube segue Facebook, exclui live de Bolsonaro e suspende canal após Fake News sobre vacina e HIV
  • ano que vem infelizmente vamos ter dois vagabundos no 2 turno, o GENOCIDA e o ladrão idoso

      • Aí eu penso que ano que vem as opções são: Bolsonaro, Lula, Dória e companhia.... Melhor pedir desculpas e devolver o Brasil para os Índios.

        • Nossa lendo os comentários, fico indignado com as pessoas preferem apoia a mentira pelo simples fato de defender um ser como esse.

            • Sinceramente, não penso em melhor nome a representar a mentalidade da maior parte da população que Bolsonaro. Alegar que não sabiam como é o Bolsonaro seria apenas aceitável para quem tivesse chegado ao Brasil em 2018, ou dizer que votaram em Bolsonaro para tirar o PT do poder também não é justificativa, uma vez que o PT não era a única opção à época.Portanto, Bolsonaro reflete bem uma grande parte da população brasileira: preconceituosa, misógina, ignorante, intolerante e incapaz de admitir culpa pelos próprios erros: culpam à todos pelos fracassos do país: Portugal, EUA, Rússia, Cuba, China, FMI, o capitalismo, o socialismo, exceto às próprias decisões...O desenvolvimento dos países é o reflexo do desenvolvimento de sua sociedade, a não ser em ditaduras, onde o preço é a falta de liberdade. Não conheço país desenvolvido, cuja população não seja desenvolvida, e vice-e-versa.Essas são observações pessoais, onde cabe muito bem o contraditório. Aos odiosos de plantão, vale lembrar: discussões serão sempre bem vindas, e as ofensas são os argumentos dos ignorantes.

                • Notícias contra o governo e o presidente:

                  Redatores do TC: %uD83C%uDF89%uD83C%uDF8A%u270D%uD83C%uDFFB%uD83C%u DFC3%uD83C%uDFFB%u200D%u2640%uFE0F%uD83C%uDFC3%uD8 3C%uDFFB%u200D%u2642%uFE0F

                  Notícias SOBRE TECNOLOGIA, mas fala bem do governo e presidente:

                  Redatores do TC: %uD83D%uDE37%uD83E%uDD78%uD83D%uDE34

                  • rindo d+ dessa massa de manobra.. vulgo esquerda.. %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23

                    vcs são uma piada para o povo de bem.. %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

                    • Sinceramente, não penso em melhor nome a representar a mentalidade da maior parte da população que Bolsonaro. Alegar que não sabiam como é o Bolsonaro seria apenas aceitável para quem tivesse chegado ao Brasil em 2018, ou dizer que votaram em Bolsonaro para tirar o PT do poder também não é justificativa, uma vez que o PT não era a única opção à época.

                      Portanto, Bolsonaro reflete bem uma grande parte da população brasileira: preconceituosa, misógina, ignorante, intolerante e incapaz de admitir culpa pelos próprios erros: culpam à todos pelos fracassos do país: Portugal, EUA, Rússia, Cuba, China, FMI, o capitalismo, o socialismo, exceto às próprias decisões...

                      O desenvolvimento dos países é o reflexo do desenvolvimento de sua sociedade, a não ser em ditaduras, onde o preço é a falta de liberdade. Não conheço país desenvolvido, cuja população não seja desenvolvida, e vice-e-versa.

                      Essas são observações pessoais, onde cabe muito bem o contraditório. Aos odiosos de plantão, vale lembrar: discussões serão sempre bem vindas, e as ofensas são os argumentos dos ignorantes.

                        • O que nos resta é esperar ele perder as eleições em 2022 e ser condenado pelos crimes contra a humanidade...
                          A morte correu dele duas vezes, quem sabe a cadeia seja o suficiente para nos livrar desse ralé humano

                          • Esse homem é literalmente o pior brasileiro vivo, como pode alguém ser tão odioso, dissimulado, mentiroso, dessa forma? Que tristeza ser presidido por alguém tão pequeno, minúsculo, abaixo do medíocre

                              • "Tudo celular, o site brasileiro de tecnologia" quando a piada já vem pronta.

                                  • Vacinas são desenvolvidas com base na ciência que, por sua vez, está intimamente ligada com a tecnologia. Portanto, desmentir uma fake news relacionada a uma vacina não foge do escopo do site.

                                    No mais, é obrigação de todo e qualquer brasileiro combater a desinformação, ainda mais quando essa pode atrapalhar a imunização da população e consequente fim da pandemia.

                                    • O gado achando ruim é muita piada viu kkj

                                        • Prefiro não dar opinião sobre esse tipo de notícia.

                                            • Acho válido um site de tecnologia tratar de Fake News, de qualquer tipo.

                                              • Eu acho que materias tendenciosas como essa da muito click pra ganhar adsense

                                                • Poxa tudo celular, mais uma matéria lixo? O site deveria ser sobre tecnologia, voltada para celulares, mas a vontade de lacrar é imensa! Estão recebendo quanto do governo chinês para repetir essas abobrinhas que a grande mídia escerve? Vamos lá, vou colocar algumas matérias da mesma grande mídia que vocês copiam, todas de outubro de 2020:

                                                  - https:// exame .com/ciencia/algumas-vacinas-contra-a-covid-19-podem-aumentar-o-risco-de-hiv/
                                                  - https:// forbes .com.br/forbessaude/2020/10/pesquisadores-alertam-que-algumas-vacinas-contra-a-covid-19-podem-aumentar-o-risco-de-infeccao-por-hiv/
                                                  - https:// olhardigital .com.br/2020/10/22/noticias/covid-19-vacinas-contra-a-doenca-podem-aumentar-vulnerabilidade-ao-hiv/
                                                  - https:// agenciaaids .com.br/noticia/pesquisadores-alertam-que-algumas-vacinas-contra-a-covid-19-podem-aumentar-o-risco-de-hiv/

                                                  Se alguém "inventou fake news", foram os pesquisadores que publicaram o artigo no site da revista Lancet:

                                                  - https:// www. thelancet. com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)32156-5/fulltext

                                                  Sugestão, insisto, atenham-se a notícias de tecnologia móvel, vocês ganham mais...

                                                    • Então Francisco, agora que tu pegou o link da pesquisa, abra e leia. A pesquisa em MOMENTO ALGUM DISSE QUE A VACINA DA COVID 19 PODE CAUSAR AIDS. O que foi relatado, é que um adenovirus, Ad5, que pode ser usado para a vacina da covid 19, quando foi testado para desenvolvimento de uma vacina para HIV, aumentou o número de contaminados, lembrando que as vacinas para HIV são testadas em pessoas em grande exposição. Isso NÃO significa que quem tomar a vacina da covid-19 que utilize o ad5, vá pegar AIDS mais rápido, pq primeiro, pra pegar AIDS tu precisa ser exposto ao HIV, e segundo, não foi relatado NENHUM aumento no número de contaminados por HIV após o início da vacinação, em NENHUM país, e terceiro, somente UMA vacina produzida no Brasil utiliza em sua composição o ad5, que é a Sputinik V. Esse estudo foi feito para ALERTAR possíveis aumentos de casos em países que são muito expostos ao HIV como países da África e também para países que aplicam massivamente a vacina da SPUTINIK V, como países africanos. Ou seja, antes de tu acreditar em qualquer merda que a porra do seu rei, o rei do gado, bolsonaro fale, leia, pq nem pra ler a porra do artigo tu teve coragem, e muito menos da matéria, se leu, não entendeu pq não teve educação com base em Paulo Freire.
                                                      Agora, volte para seu pasto, gado!

                                                        • Em algum momento eu disse que a vacina da Covid poderia causar AIDS? Kkkkk... Leitor de Paulo Freire... Kkkkk Esse tópico tá muito fraquinho, só dá gente gritando "Fora Bozo", "Feike nius", "muuu, gado"... Devem ter aprendido essas frases lendo as pérolas do militante PF... Kkkkk

                                                          • VAI DURMIR ANTES DE DEFENESTRAR SUAS IDIOTICES E MENTIRAS AQUI

                                                              • Ouço o mugir daqui.

                                                                • gado

                                                                  • Vamo combinar q você tem razão, esse site puxa saco demais, n tem necessidade dessas notícias %uD83E%uDD26%u200D%u2642%uFE0F

                                                                      • "Podem", possibilidade, sem estudos.

                                                                          • Você viu o link com o artigo da Lancet? Você sabe o que é ciência? Na ciência, não existem verdades irrefutáveis, a não ser que você seja o dono da ciência ou da verdade... Você tem todo o direito de criticar o presidente, mas achar que tudo o que ele fala é fake news, só sendo muito manipulado, gado da Globo e Folha de São Paulo

                                                                          • Que vergonha desse inútil que esse povo, sem cérebro e noção, elegeu.
                                                                            Uma absurdo atrás do outro. Muita gente passando por privações.
                                                                            E ainda tem um monte de retard@d0 achando que tá tudo bem, que é reclamação de %u201Cesquerda%u201D. Esses inúteis não sabem nem o que é direita, esquerda etc. Até por que com o cabresto só se vê em linha reta, em direção às mentiras desse desgoverno.

                                                                              • Mas uma prova de que o sujeito não trabalha.

                                                                                  • TudoEsquerda.com

                                                                                    notícias de qualidade se ver por aki.. %uD83D%uDE02%uD83E%uDD2D

                                                                                    • youtu.be/wegh7QQCsdM

                                                                                      Faltam 22h somente. %uD83D%uDE0F

                                                                                        • Presidente parece mais aquelas crianças do quinto ano fazendo baderna no fundão da sala.

                                                                                          #forabozonaro

                                                                                          • Por isto a América Latina não evolui.

                                                                                            Povo ao invés de votar em quem tem compromisso com saúde, educação, economia, meio ambiente e combate à corrupção; povo voto por partido ou afinidade pessoal.

                                                                                            • Pilantragem, fake news e Bolsonaro na mesma frase já se tornou comum, espero que esse VERME RASTEJANTE saia escorraçado ano que vem.

                                                                                                • Um lixo desse jamais vai se reeleger

                                                                                                    • Kkkkkk esse Bolsonaro é doido

                                                                                                        • Já matou milhares com suas sabotagens as vacinas no inicio da pandemia, igualmente com sua campanha anti mascara até hoje. Agora quer terminar com chave de ouro(fezes), com uma nojeira absurda dessa. E mais, os eleitores do Bozo, que ainda o apoiam hoje, são dão desgraçados quanto ele.

                                                                                                            • Nossa como você consegue carregar no coração coisa tão ruim. Veja o que o Satanás consegue dominar em certos seres humano. Seres igual você que entrou na politica atras de pacto com o diabo. Mas Deus é maior e através de seu filho Messias vai nos dar um pais melhor. Enquanto isso alimente este seu coração de ódio depois não vaibadiantar querer arrepender se

                                                                                                                • O Demônio é só mais um na fila de desempregados do Excrementíssimo e de Guedes, afinal, qualquer destruição que Vossa Malevolência poderia causar, o desgoverno se incumbiu de fazer. Não é o coitado do Chifrudo que tá fazendo merda, é só a direita, a extrema direita e o representante que botaram lá pra bagaçar o país, mesmo.

                                                                                                                    • kkkk mais um "cristão", usando suas palavras medíocres para tentar contornar a situação... Esse ser ruim que você citou aí no teu texto lacrador, domina é vocês bolsonaristas, sem sobrar um.

                                                                                                                    • O cara consegue se afundar com tanta tranquilidade que não tem nem necessidade da oposição fazer isso kkkkkk

                                                                                                                        • Ok mas onde está a gravação do momento em que ele diz isso? Não tô duvidando que ele teria dito coisas do tipo... mas segundo vocês passar informações dessa forma não seria considerado fake news?

                                                                                                                          • Uau... Biroliro divulgando fake news... Agora diz uma novidade? Somos governados pelo tioazao do zap

                                                                                                                              • Bolsonaro mais ajudou a esquerda do q tudo, agora ele e os apoiadores atuais dele estão aí com medo do PT voltar. Tá fazendo mó trampo pra salvar ele e a família das tretas q eles se meteram, oq disse q iria acabar com a mamata, enterrou a luta contra corrupção alegando q não tem mais corrupção no governo, não privatizou nada, nem mesmo as estatais q ele pode privatizar sem o congresso, aumentou o fundão e está querendo aumentar outra vez oq ele disse q iria zerar, levou a pandemia na brincadeira alegando q seria uma gripezinha, além de ter defendido tratamento precoce q apenas países ditatoriais adotaram e q não fazem bem pro organismo e duvidando das vacinas q são eficazes e utilizadas na grande maioria dos países, se uniu ao centrão e ainda por cima se assumiu ser do centrão, dentre outros feitos. O cara tá simplesmente sujando a imagem da direita e ta fazendo tudo aquilo q o PT fez e q ele disse q iria combater, por isso não vejo mais diferença entre os 2, apenas a cor. E nisso tá preparando todo o teatro pra poder afirmar q as eleições vão ser fraudadas pra dizer q ele ganhou

                                                                                                                                  • Só um contraponto, o desgoverno, não só a figura desse imbecil, não tá "sujando a imagem da direita ", não, boa parte do caos social e econômico, principalmente, é de responsabilidade de Guedes e do projeto neoliberal, que até a direita mais branda defende até hoje. A pandemia agravou e adiantou muito dessa corrosão. É a loucura da lógica de mercado, só que elevada à enésima potência. Qualquer governo tucano de província faria o mesmo, talvez, e só talvez, numa menor intensidade.

                                                                                                                                    • Sujeito asqueroso!

                                                                                                                                        • Absurdo mesmo.
                                                                                                                                          O Futuro é tenebroso se esse cara ficar na presidência!
                                                                                                                                          E não estou falando que deveria ser o PT.
                                                                                                                                          Mas uma outra pessoa! Longe desse bate bola de lula e Bolsonaro.

                                                                                                                                          • graças a deus que em 2018 nem título de eleitor eu tinha ainda

                                                                                                                                            essa culpa eu não carrego

                                                                                                                                            • O que o PT fez em 8 anos, Bolsonaro tá fazendo em 3

                                                                                                                                              • Bem que Ciro Gomes podia ganhar e acabar com o Lula e com o Boxxonaro

                                                                                                                                                • Onde esta o trecho que ele falou de AIDS?

                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                    Windows

                                                                                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                    Economia e mercado

                                                                                                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista