Tech 05 Nov
Quem executa um processador Intel Core de 4ª geração pode ficar insatisfeito em saber que não será capaz de executar aplicações baseadas no DirectX 12 a partir da versão 15.40.44.5107 do driver gráfico. Ao que parece, há uma potencial vulnerabilidade de segurança que pode permitir que malfeitores aumentem os privilégios em tais processadores.
Os processadores Intel Core 4ª Gen, também conhecidos como Haswell, foram lançados há mais de oito anos e receberam uma atualização menos de um ano depois. Em 2018, enquanto enfrentava 32 processos por causa das vulnerabilidades Meltdown e Spectre, liberou patches corretivos para essa CPU. Apesar de ser relativamente antiga, a Intel ainda a suporta no modo legado.
A desativação do suporte DirectX 12 API, segundo a Intel, vem para mitigar os riscos de um problema de segurança em potencial que afetava vários processadores Intel de 4ª geração. Os processadores afetados incluem a maioria da linha de processadores Intel Core 4ª Gen, incluindo os populares i7-4790K e i5-4690K. A lista completa inclui:
- Processadores Intel Core de 4ª geração com Intel Iris Pro Graphics 5200
- Processadores Intel Core de 4ª geração com Intel Iris Graphics 5100
- Processadores Intel Core de 4ª geração com Intel HD Graphics 5000/4600/4400/4200
- Processadores Intel Pentium e Celeron com Intel HD Graphics baseados no processador Intel Core da 4ª geração
Aqueles que usam uma GPU dedicada não devem se preocupar. No entanto, se você quiser executar aplicativos e jogos baseados no DirectX 12 usando o iGPU desses processadores, a Intel afirma que será necessário baixar o driver gráfico 15.40.42.5063 ou mais antigo.
Todos estes processadores apresentam iGPUs baseados na arquitetura GPU 7ª Gen da Intel, mas parece que o problema reside em outro lugar. Algumas das CPUs de 3ª geração da Intel também usam iGPUs baseadas nessa mesma arquitetura, mas elas não estão inclusas na lista.
Sua CPU foi afetada pela perda de suporte? Qual sua opinião sobre o assunto? Conte para a gente nos comentários!
Comentários