
Segurança 23 Jun
14 de novembro de 2021 4
O serviço de e-mail oficial do Federal Bureau of Investigation (FBI), o órgão do governo dos Estados Unidos que equivale a nossa Polícia Federal (PF), foi vítima de um ataque hacker no último sábado (13).
Informações apuradas pelo site Bleeping Computer, apontaram que mensagens falsas com a identificação oficial do FBI foram enviadas para mais de 100 mil endereços em que os destinatários podem estar expostos a um sofisticado ataque em cadeia.
These emails look like this:
— Spamhaus (@spamhaus) 13 de novembro de 2021
Sending IP: 153.31.119.142 (https://t.co/En06mMbR88)
From: eims@ic.fbi.gov
Subject: Urgent: Threat actor in systems pic.twitter.com/NuojpnWNLh
A descoberta foi feita pelo Projeto Spamhaus, uma organização sem fins lucrativos que investiga spammers por e-mail. Já os endereços vieram do banco de dados do American Registry for Internet Numbers (ARIN) e do e-mail público do FBI.
Segundo o especialista em segurança cibernética, Kevin Beaumont, a aparência dos e-mail parece ser legítima, tendo em vista que os cabeçalhos receberam a autenticação que o sistema do Gmail usa para informar logos e marcas verificadas.
The email was sent from these FBI internal servers, per the headers (which validate with DKIM).
— Kevin Beaumont (@GossiTheDog) 13 de novembro de 2021
dap00025.str0.eims.cjis - 10.67.35.50
wvadc-dmz-pmo003-fbi.enet.cjis
dap00040.str0.eims.cjis - 10.66.2.72
Before anybody runs off the Russia cliff, I would check webapps.
Os e-mails afirmam que Vinny Troia esteve por trás de ataques, além de associá-lo ao grupo de hackers The Dark Overlord, apontados com os responsáveis pelo vazamento da 5ª temporada da série Orange Is the New Black.
Na realidade, Troia é um conhecido pesquisador de segurança cibernética que dirige duas empresas do setor, a NightLion e a Shadowbyte. Os investigadores apontam que a ação foi feita na tentativa de difamar Troia, que já foi vítima de casos semelhantes.
Por meio de uma nota enviada à imprensa, o FBI confirmou o ataque hacker ao seu serviço de e-mail @ic.fbi.gov e afirmou que trabalhou para limpar qualquer ameaça restante na plataforma junto a sua infraestrutura de TI, além de abrir uma investigação sobre o ocorrido.
"Assim que soubemos do incidente, corrigimos rapidamente a vulnerabilidade do software, alertamos os parceiros para desconsiderar os e-mails falsos e confirmamos a integridade de nossas redes", diz um trecho do comunicado.
O órgão do governo americano também destacou que os dados pessoais presentes na rede do FBI não foram comprometidos com o ataque. Afirmou ainda que embora o e-mail ilegítimo fosse originado de um servidor operado pela agência, o equipamento não fazia parte do serviço corporativo.
Você se sente seguro na internet? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários