LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais de 9 milhões de aparelhos podem estar infectados por trojan do Huawei AppGallery

24 de novembro de 2021 20

Já vimos problemas de segurança na Play Store e na App Store, mas hoje os filtros de segurança são melhores e os casos de vírus parecem ser algo mais pontuais do que antigamente. Mas um relatório dos analistas do portal Doctor Web publicado na última terça-feira (23) estimam que mais de 9 milhões de aparelhos já foram contaminados por um malware trojan que circula na loja de aplicativo da Huawei, o AppGallery.

Trata-se de um módulo chamado Android.Cynos.7.origin, e que circula desde pelo menos 2014, e que é integrado a apps no Android para gerar monetização. Mas há versões mais perigosas, que podem interceptar SMS, além de conseguir baixar e instalar outros aplicativos e vírus no sistema. Essa na análise do relatório, em particular, coleta informações sobre os usuários, seus dispositivos e mostrando anúncios.

A estimativa é que 190 jogos da loja trazem esse risco à segurança, a maioria deles voltado para o público infantil, e são em russo ou em chinês — mas também há alguns focados no mercado internacional. É possível encontrar uma lista maior dos games no relatório oficial do Doctor Web.

Esses aplicativos pedem certas permissões ao usuários e são capazes de coletar o número de celular, a localização, ID do celular, parâmetros da rede móvel, especificações técnicas do dispositivos e parâmetros de metadados.

Imagem do game 快点躲起来, com mais de 2 milhões de instalações no Huawei AppGallery, e que é infectado com um vírus trojan (Imagem: Reprodução)

O relatório aponta o especial risco para crianças, que podem, de maneira mais inconsequente e inocente, acabar instalando algum desses aplicativos por achar o game atrativo — afinal, o risco à segurança está desde jogos de gatinhos até games de guerra.

O Doctor Web afirma ter notificado a Huawei sobre os achados e os apps indicados como maliciosos foram removidos da loja pela empresa.


20

Comentários

Mais de 9 milhões de aparelhos podem estar infectados por trojan do Huawei AppGallery
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista