LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais de 9 milhões de aparelhos podem estar infectados por trojan do Huawei AppGallery

24 de novembro de 2021 20

Já vimos problemas de segurança na Play Store e na App Store, mas hoje os filtros de segurança são melhores e os casos de vírus parecem ser algo mais pontuais do que antigamente. Mas um relatório dos analistas do portal Doctor Web publicado na última terça-feira (23) estimam que mais de 9 milhões de aparelhos já foram contaminados por um malware trojan que circula na loja de aplicativo da Huawei, o AppGallery.

Trata-se de um módulo chamado Android.Cynos.7.origin, e que circula desde pelo menos 2014, e que é integrado a apps no Android para gerar monetização. Mas há versões mais perigosas, que podem interceptar SMS, além de conseguir baixar e instalar outros aplicativos e vírus no sistema. Essa na análise do relatório, em particular, coleta informações sobre os usuários, seus dispositivos e mostrando anúncios.

A estimativa é que 190 jogos da loja trazem esse risco à segurança, a maioria deles voltado para o público infantil, e são em russo ou em chinês — mas também há alguns focados no mercado internacional. É possível encontrar uma lista maior dos games no relatório oficial do Doctor Web.

Esses aplicativos pedem certas permissões ao usuários e são capazes de coletar o número de celular, a localização, ID do celular, parâmetros da rede móvel, especificações técnicas do dispositivos e parâmetros de metadados.

Imagem do game 快点躲起来, com mais de 2 milhões de instalações no Huawei AppGallery, e que é infectado com um vírus trojan (Imagem: Reprodução)

O relatório aponta o especial risco para crianças, que podem, de maneira mais inconsequente e inocente, acabar instalando algum desses aplicativos por achar o game atrativo — afinal, o risco à segurança está desde jogos de gatinhos até games de guerra.

O Doctor Web afirma ter notificado a Huawei sobre os achados e os apps indicados como maliciosos foram removidos da loja pela empresa.


20

Comentários

Mais de 9 milhões de aparelhos podem estar infectados por trojan do Huawei AppGallery
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas