
23 Dezembro 2021
01 de dezembro de 2021 17
Nesta quarta-feira (1º), Portugal declarou estado de calamidade ao detectar 14 casos da nova variante Ômicron do coronavírus. Com isso, o país passará a aplicar maior controle nas fronteiras e nos aeroportos, exigência de testes negativos de Covid-19 para entrada em estabelecimentos noturnos, entre outras medidas.
A cepa Ômicron foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como preocupante e vem preocupando agências sanitárias de todo o mundo por conta do alto grau de mutações apresentadas — 50 ao todo.
Ainda não é possível mensurar o perigo da nova variante, mas cientistas estão trabalhando para identificar possível eficácia das vacinas disponíveis e nível de transmissão da Ômicron. A cepa já foi identificada em outros países europeus e também no Brasil.
Portugal é atualmente o segundo da Europa com maior número de registros da cepa, que foi primordialmente identificada na África do Sul. O estado de calamidade que entrou em vigor hoje está abaixo apenas do estado de emergência, que foi utilizado, por exemplo, para decretar confinamentos.
A medida ficará em vigor, pelo menos, até 20 de março. Até lá, os certificados digitais e de vacinação serão constantes no cotidiano da população lusa, sendo obrigatória sua apresentação para acesso a restaurantes, pontos turísticos, eventos com assento marcado, academias, cassinos, bingos, entre outros.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários