LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais de 80% dos latino-americanos assinam plataformas de streaming; Kaspersky alerta para fraudes

02 de dezembro de 2021 0

Uma pesquisa da Kaspersky mostra que mais de 80% dos latino-americanos pagam serviços de streaming de vídeo como Netflix, HBO e Amazon Prime. A empresa de cibersegurança alerta que temas de entretenimento são comumente usados para disfarçar golpes online, pois os cibercriminosos contam com o momento de distração e descontração para garantir o sucesso das fraudes.

Um terço dos brasileiros acreditam que são comuns demais para serem hackeados, mas o roubo de dados pessoais está se popularizando: 17% da população brasileira já tiveram informações usadas em fraudes. Os golpes online cresceram 8% no Brasil em 2021.

A Kaspersky afirma ainda que 54% dos brasileiros também mantêm assinaturas em plataformas de música, como Spotify, Youtube Music e SoundCloud. Todos os apps de streaming funcionam com assinaturas mensais, o que força o usuário a ter um cartão real para manter a conta funcionando.

Para obter estes dados, criminosos realizam campanhas massificadas de golpes com novas tendências tanto para roubar esses dados em páginas falsas, quanto para instalar programas maliciosos nos dispositivos para interceptar as credenciais bancárias das vítimas.

Quanto mais atenção o tema utilizado na campanha traz, maior pode ser o número de vítimas de um ataque disfarçado. O relatório mais recente da Kaspersky mostra que as séries originais mais usadas em atividades maliciosas são "Mandalorian" e "Heat Heist".

Além disso, a empresa identificou ações criminosas camufladas em filmes indicados ao Globo de Ouro, Oscar, por exemplo, e no lançamento online da Viúva Negra.

No Relatório Gamer de 2021, a Kaspersky contabilizou mais de 5,8 milhões de ataques disfarçados de malware de jogos.

Outro tema de entretenimento que recebe atenção dos cibercriminosos é o mundo dos jogos eletrônicos. No Relatório Gamer de 2021, a Kaspersky contabilizou mais de 5,8 milhões de ataques disfarçados de malware de jogos, sendo que os títulos mais usados foram Minecraft, The Sims 4 e PUBG.

Para tornar seu momento de diversão ainda mais seguro, os especialistas da Kaspersky dão três dicas de proteção:

  • Acesso antecipado a lançamentos: nos lançamentos ou dias em que alguma novidade sobre um jogo ou filme sair, fique atento aos links de sites que você não conheça. Por mais tentador que seja, essa é uma das artimanhas mais comuns de fraude para roubar dados de cartão de crédito.
  • Pirataria: o Panorama de Ameaças de 2021 da Kaspersky mostra que o que mais gera vítimas de golpes online é a pirataria. 41% dos brasileiros já desligaram o antivírus porque ele bloqueou um download. Além de ser uma atividade ilegal, o download de arquivos piratas podem resultar em malwares no dispositivo.
  • Roubo de contas: Os golpes que buscam roubar as credenciais de plataformas de streaming não focam apenas nos dados financeiros. Muitos atacantes buscam por contas ativas e vendem a credencial para quem não tem acesso à plataforma, já que muitos serviços são multidispositivos. Para evitar que pessoas desconhecidas usem sua conta, revise as opções de segurança e privacidade, ative a opção de dupla autenticação e use uma senha única para cada app. Para facilitar o trabalho, use um gerenciador de senhas para garantir proteção e facilidade.

Você passou por alguma fraude online recentemente? Conte sua experiência nos comentários!


0

Comentários

Mais de 80% dos latino-americanos assinam plataformas de streaming; Kaspersky alerta para fraudes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista