LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Saúde de alta tecnologia! Curativo inteligente verifica umidade dos ferimentos digitalmente

03 de dezembro de 2021 0

A tecnologia se tornou uma grande aliada da medicina, melhorando técnicas tradicionais e aumentando a eficácia dos tratamentos.

Na era dos dispositivos inteligentes, um grupo de pesquisadores desenvolveu um curativo que monitora o nível de umidade dos ferimentos, permitindo que os médicos possam escolher o tratamento mais adequado de acordo com os dados enviados pelo dispositivo.

Um dos maiores problemas de feridas que demoram para se curar está no monitoramento do processo de cura. Atualmente, os médicos monitoram o andamento das feridas ao remover as bandagens, o que perturba o processo de cura.

Um parâmetro relevante que eles precisam monitorar é o nível de umidade, já que um nível baixo pode causar rachaduras e um nível alto pode levar a infecção.

Para otimizar o processo de cura é importante manter o nível ideal de umidade, enquanto limita o número de mudanças do curativo. Uma nova bandagem com um sensor de umidade integrado promete realizar esse trabalho e facilitar bastante a vida dos médicos.

Arquitetura dos sensores de umidade.

Baseado em um polímero chamado poly (3,4-ethylenedioxythiophene): polystyrene sulfonate (PEDOT:PSS), a tecnologia é impressa em uma gaze de tamanho específico, fazendo com que o sensor opere em tempo real para monitorar mudanças de umidade que acontecem em diversos níveis diferentes entre estados úmidos e secos. O sensor é integrado diretamente com um chip RFID, fazendo o monitoramento sem fio.

O dispositivo final consiste em uma bandagem de baixo custo, amigável para o usuário, descartável e com conexão sem fio.

De acordo com uma das pesquisadoras envolvidas no projeto, os dados coletados podem ser enviados para um smartphone, permitindo que os médicos tenham mais flexibilidade e agilidade no acompanhamento para a decisão dos protocolos.

O dispositivo apresentou resultados iniciais positivos em ferimentos artificiais, mas o pesquisador Luca Possanzini, que também está envolvido no projeto, alerta que a tecnologia ainda precisa de melhorias para ser lançada oficialmente.

E aí, gostou da novidade?


0

Comentários

Saúde de alta tecnologia! Curativo inteligente verifica umidade dos ferimentos digitalmente
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos