LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, 2G: Android 12 ganha nova opção para desabilitar modem de rede de 2ª geração

14 de janeiro de 2022 21

O Android 12 foi lançado pelo Google em outubro de 2021 com diversas novidades, mas algumas funções ocultas ainda seguem sendo descobertas por especialistas como é o caso de Mishaal Rahman, que encontrou uma nova opção para desabilitar modems 2G em celulares que ainda tem este tipo de hardware.

A opção está disponível dentro das Configurações > Rede e Internet > SIMs > Permitir 2G nos dispositivos com Android 12 e basicamente desativa a compatibilidade com essa conexão, que tem uma criptografia fraca com diversas falhas de segurança, o que permite que hackers interceptem ligações e mensagens de texto facilmente.

Além disso, já foi demonstrado que invasores podem alternar a rede do smartphone de 4G para 2G para efetuar os ataques acima em dispositivos que ainda utilizam a conexão de segunda geração, então desativar o modem pode ser uma bela adição à segurança.

Imagem: eff

Entretanto, é preciso lembrar que as conexões 2G e 3G ainda são responsáveis pela comunicação de milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente em locais isolados, onde o 4G ainda não chegou ou apresenta sinal instável. Então é aconselhável avaliar quais delas estão disponíveis na sua área para evitar problemas durante emergências.

Imagem: XDA

É interessante mencionar que a opção para desativar a conexão 2G exige uma atualização do Rádio HAL do smartphone, então muitos aparelhos não devem ter essa função disponível por essa restrição. Por outro lado, alguns aparelhos da Samsung e do Google mais recentes têm estas atualizações implementadas, o que permitirá a eles desativar o 2G, o mesmo vale para aparelhos com Android 12 de fábrica.

Agora, se você quiser se livrar da vulnerabilidade do 2G é possível verificar se o seu dispositivo tem uma opção para apenas utilizar rede 4G, que é muito mais segura.

Além disso, há códigos de discagem em alguns modelos, como o *#*#4636#*#*, onde você pode selecionar Phone info 1 e escolher o tipo de rede preferencial como LTE Only, mas lembre-se que esta configuração é redefinida toda vez que você desliga o celular.

Saiba mais


21

Comentários

Adeus, 2G: Android 12 ganha nova opção para desabilitar modem de rede de 2ª geração
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas