LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, 2G: Android 12 ganha nova opção para desabilitar modem de rede de 2ª geração

14 de janeiro de 2022 22

O Android 12 foi lançado pelo Google em outubro de 2021 com diversas novidades, mas algumas funções ocultas ainda seguem sendo descobertas por especialistas como é o caso de Mishaal Rahman, que encontrou uma nova opção para desabilitar modems 2G em celulares que ainda tem este tipo de hardware.

A opção está disponível dentro das Configurações > Rede e Internet > SIMs > Permitir 2G nos dispositivos com Android 12 e basicamente desativa a compatibilidade com essa conexão, que tem uma criptografia fraca com diversas falhas de segurança, o que permite que hackers interceptem ligações e mensagens de texto facilmente.

Além disso, já foi demonstrado que invasores podem alternar a rede do smartphone de 4G para 2G para efetuar os ataques acima em dispositivos que ainda utilizam a conexão de segunda geração, então desativar o modem pode ser uma bela adição à segurança.

Imagem: eff

Entretanto, é preciso lembrar que as conexões 2G e 3G ainda são responsáveis pela comunicação de milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente em locais isolados, onde o 4G ainda não chegou ou apresenta sinal instável. Então é aconselhável avaliar quais delas estão disponíveis na sua área para evitar problemas durante emergências.

Imagem: XDA

É interessante mencionar que a opção para desativar a conexão 2G exige uma atualização do Rádio HAL do smartphone, então muitos aparelhos não devem ter essa função disponível por essa restrição. Por outro lado, alguns aparelhos da Samsung e do Google mais recentes têm estas atualizações implementadas, o que permitirá a eles desativar o 2G, o mesmo vale para aparelhos com Android 12 de fábrica.

Agora, se você quiser se livrar da vulnerabilidade do 2G é possível verificar se o seu dispositivo tem uma opção para apenas utilizar rede 4G, que é muito mais segura.

Além disso, há códigos de discagem em alguns modelos, como o *#*#4636#*#*, onde você pode selecionar Phone info 1 e escolher o tipo de rede preferencial como LTE Only, mas lembre-se que esta configuração é redefinida toda vez que você desliga o celular.

Saiba mais


22

Comentários

Adeus, 2G: Android 12 ganha nova opção para desabilitar modem de rede de 2ª geração
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista