LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem Android e iOS! Índia quer desenvolver seu próprio sistema para smartphones

25 de janeiro de 2022 16

O governo indiano está se preparando para lançar um sistema operacional proprietário para substituir Android e iOS em smartphones vendidos no país. O projeto começou a ser gestado no fim do ano passado e foi anunciado com entusiasmo pelo ministro da tecnologia da Índia.

De acordo com Rajeev Chandrasekhar, a administração do primeiro-ministro Narendra Modi busca substituir soluções estrangeiras por produtos nacionais como forma de fazer a Índia avançar tecnologicamente. Além disso, o duopólio de Android e iOS é algo que o país quer desafiar.

Não existe um terceiro [sistema operacional mobile]. Portanto, em muitos aspectos, há grande interesse do Ministério e do Governo da Índia para criar um novo sistema operacional para telefones celulares. A gente fala com as pessoas. Estamos desenvolvendo políticas para isso.

Governo da Índia quer desenvolver seu próprio sistema.

O ministro ressalta que o governo já está em busca de uma startup para desenvolver o software, sendo que a contratação de engenheiros deve começar em breve.

O importante é ter objetivos claros. Uma vez que tenhamos objetivos claros para sabermos o que devemos alcançar, todas as políticas e ações serão consistentes com isso.

Por enquanto, o projeto ainda está longe de sair do papel, mas há quem diga que o governo indiano pode acabar obrigando o uso do software local em smartphones vendidos no país. Por isso, a medida tem potencial de tornar o mercado ainda mais complicado para as fabricantes.

Além do projeto do software, o governo indiano quer ampliar a produção nacional de tecnologia. Para isso, o país tem dado incentivo para fabricantes se instalarem em seu território. Isso fez o mercado local movimentar US$ 75 bilhões, mas a meta para 2026 é de US$ 300 bilhões.


16

Comentários

Sem Android e iOS! Índia quer desenvolver seu próprio sistema para smartphones
  • Até acho interessante a ideia deles criarem um SO deles, mas pelo fato da ideia ter sido do governo e não por iniciativa própria e também por quererem barrar a concorrência, isso tem grandes chances de dar MUITA merda para os indianos, pq não vão ter mais o direito do livre arbítrio

      • Acho que um terceiro concorrente no mercado, dominado apenas por dois grandes players, é extremamente saudável. Mas sabemos muito bem que tudo que vem do governo, Estado e seus tentáculos acaba não dando certo. A iniciativa privada, no final das contas, é o único caminho possível para construir um mercado competitivo. "Dê um deserto para um político administrar e areia começará a faltar."

          • E o NOSSO país não vai também criar uma cópia do Android sei lá BrasiLOS

              • Isso é mais uma história daquelas que se ouvia "não tinha apps deu nisso, morreu" se as desenvolvedoras grandes nao quiserem dar suporte (porque isso gasta recursos $$) então ou eles se isolam com os apps indianos ou então é jogar grana fora, melhor fazer igual na china, o xin jin ping restringe o uso de alguns serviços extrangeiros mas os S.O seja do computador (windows e macOs) ou smartphone (android e iOS) ele ja sabe que estão muito bem globalizados e estabelecidos no mundo

                  • Depois do HarmonyOS ( xingling), agora mais uma cópia do Android IndusOS.
                    Duas cópias destinadas ao fracasso.

                    • o Windows Phone 8 reinava lá, os indianos amavam mas a Microsoft vacilou na bola né kkk

                        • A MS vacilou demais com o windows phone, eu gostava demais do sistema, e a MS é desorganizada demais, só fizeram é o público perder a confiança na marca

                            • Vacilou pra caralho. Estavam no caminho certo. Era só persistir por mais alguns anos que se estabeleciam de vez no mercado. Agora quem vai confiar em produtos vindo dai Microbosta?

                              • Vai ser baseado em android, então mesma merda.

                                • não vai vingar... tudo na vida só têm duas vias... uma é o windows e outra é macOS... uma é android e outra é o iOS... Linux e tantos outro sistemas para celular nunca vingou globalmente... e sempre será assim!

                                    • nenhuma empresa não quer criar um app ou software pra 10 sistemas operacionais diferentes... isso não tem lógica. A dualidade sem é o caminho mais viável $$$$

                                      • Um Android disfarçado de índia fone kkkk

                                          • Que obrigue todas que vendem na India a usar.
                                            Chega de ter android com cara de iOS como as xings fazem.
                                            Única que não fazia isto era OnePlus.

                                            Se for para usar android disfarçado de iOS, melhor já usar iOS.

                                              Android

                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                              Android

                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                              Asus

                                              ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

                                              Especiais

                                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas