LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mosquitos que carregam vírus da dengue são mais agressivos e picam com mais frequência, diz estudo

27 de janeiro de 2022 0

Um grupo de cientistas descobriu que o Aedes aegypti, mosquito que carrega o vírus da dengue, torna-se mais agressivo e picam mamíferos com mais frequência ao se tornarem vetores da doença que acomete 400 milhões de pessoas todos os anos.

Os especialistas publicaram um estudo sobre o assunto na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) com base em observações através de vídeos de alta resolução que capturaram, com bom nível de detalhes, o comportamento e padrão de alimentação de fêmeas do mosquito infectadas e não infectadas pelo flavivírus.

Amostra de vídeo utilizado para estudar o comportamento das fêmeas do Aedes Aegypti (Imagem: PNAS)

“Descobrimos que o vírus da dengue (DENV) aumenta a atração dos mosquitos pelos mamíferos e a quantidade de picadas”, revela Ashley St. John, coautora do estudo e especialista em imunologia viral e doenças infecciosas da Duke-NUS Medical School.

Os pesquisadores observaram que as fêmeas infectadas perdem parte significativa de sua capacidade de localizar uma via sanguínea, portanto, é necessário que o vetor pique o mamífero várias vezes até que consigam se alimentar. Essas múltiplas inserções da tromba libera uma carga viral expressiva no hospedeiro, causando a infecção acentuada.

A professora explica que essa atração pelo hospedeiro aumenta as chances de picada e os eventos de transmissão do vírus causador da dengue. “Isso ergue à luz várias formas em que o vírus captura seu vetor a ser transmitido”, comenta Julien Pompon, autor sênior do estudo e membro do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável.

O próximo passo do estudo sobre o comportamento dos mosquitos infectados é identificar os processos moleculares que causam essas alterações, contribuindo para o descobrimento de formas para combater a doença. Atualmente, o Instituto Butantan se encontra em fase avançada de desenvolvimento de uma vacina contra a dengue.


0

Comentários

Mosquitos que carregam vírus da dengue são mais agressivos e picam com mais frequência, diz estudo
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho