LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Golpe usa contas invadidas no Instagram para enganar vítimas com anúncios falsos | Detetive TC

04 de fevereiro de 2022 3

Você já chegou a passar pelos Stories no seu Instagram e ver perfis de amigos vendendo produtos a preços mais baixos que o mercado? Saiba que essas contas podem ter sido invadidas por cibercriminosos, os quais as exploram para enganar usuários com anúncios falsos.

O Detetive TC investigou como isso ocorre e quais são as medidas que você pode tomar para recuperar a sua conta – caso tenha sido vítima – ou se prevenir contra esse tipo de golpe – se não for afetado.

Caso real

A publicitária Elida Silva teve sua conta invadida no dia 23 de dezembro de 2021. Por “sorte”, estava vendo Stories quando tudo aconteceu. Apareceu a mensagem “Você foi desconectado. Entre novamente”, a qual fez a jovem identificar o que tinha ocorrido. Na hora, foi conectar novamente, mas já apareceu como “senha inválida”.

Na sequência, tentou várias vezes recuperar a conta, mas os criminosos haviam alterado os métodos de recuperação das configurações – e-mail e telefone. Diante disso, o caminho foi avisar seus amigos por outras plataformas para não caírem em golpes e denunciarem o Instagram invadido.

“Eu tentei milhares de vezes recuperar e não conseguia de jeito nenhum. Eles de alguma forma mudaram o e-mail e telefone de recuperação de senha. Quando eu solicitava o link de recuperação, não ia para o meu e-mail, e sim para o deles.”


Elida Silva

Publicitária

Com o acesso ao perfil dela, os criminosos publicaram que um suposto amigo iria viajar para fora do Brasil e estava vendendo alguns itens, tudo a preços muito baratos, com foto de loja.

Felizmente, apesar de terem aparecido contatos interessados, todos foram confirmar com Elida pelo WhatsApp ou no Facebook e não chegaram a cair no golpe. Pelas mensagens trocadas com os criminosos, foi possível saber que eles informavam contas diferentes – provenientes de bancos digitais em nomes de pessoas distintas – e pediam PIX aos amigos dela, como pagamento pela “venda”.

A origem da invasão não foi identificada pela vítima, mas há suspeitas de uma rede Wi-Fi pública, na qual seu celular entrou rapidamente no mesmo dia do ocorrido. Contudo, e-mails anteriores já indicavam tentativas de login sem sucesso em seu Instagram.

O que dizem as políticas do Instagram?

Os Termos de Uso do Instagram são bem claros quanto às práticas ilegais registradas por esses casos citados. Na seção de “Seus compromissos”, dentro do tópico de “Como você não pode usar o Instagram”, há as indicações de que não é possível se passar por outras pessoas ou fornecer informações imprecisas.

Além disso, é proibido “fazer algo ilícito, enganoso, fraudulento ou com finalidade ilegal ou não autorizada”. Isso significa que a invasão caracteriza uma ilegalidade, enquanto se passar por alguém diferente se enquadra em outra.

Para tentar conter uma conta invadida, a rede social fornece opção de denúncia. Ao entrar no perfil hackeado, você pode ir no seguinte caminho: menu com três pontinhos, no canto superior direito > Denunciar... > Denunciar conta > Está fingindo ser outra pessoa > selecione quem a pessoa com posse da conta se passa e toque em Enviar denúncia.

Apesar de existir essa possibilidade, nem sempre o Instagram consegue detectar a violação ou mesmo dar um retorno ao autor da denúncia.

Caminho para recuperar a conta

Apesar de os amigos terem efetuado várias denúncias, o Instagram não derrubou a conta invadida de Elida, nem deu um retorno positivo quanto às queixas. O caminho usado, então, para recuperar seu perfil foi outro.

A dica para ter seu acesso de volta veio de uma amiga, que mostrou um post da Polícia Civil de São Paulo. A publicitária já havia registrado Boletim de Ocorrência online, com atualizações sempre que surgia um fato novo. Com a dica da publicação, foi possível ter seu acesso de volta

O passo a passo consiste em fazer logoff de todas as contas no aplicativo do Instagram, inserir o seu nome de usuário da conta hackeada e selecionar a opção “Esqueceu a senha?”. Na sequência, vá no item “Precisa de mais ajuda?”, verifique se reconhece trecho do e-mail ou do telefone vinculados. Se sim, toque em “Enviar código de segurança”.

Caso já tenha alterado as suas informações de recuperação, vá na alternativa “Não consigo acessar este e-mail ou número de telefone”, escolha “Minha conta foi invadida” e vá em “Avançar”.

Na sequência, assinale o item “Sim, eu tenho uma foto na minha conta”, passe para a próxima tela, insira o seu e-mail legítimo e toque em “Enviar”. Na caixa de entrada, chegará um código de confirmação, com o qual liberará a gravação de uma selfie de vídeo, para ajudar na recuperação da conta.

Por último, após a avaliação da plataforma, você receberá um link para recuperação da conta no seu e-mail.

Como se proteger?

Há uma série de dicas para manter o acesso às suas redes sociais protegido de cibercriminosos. Uma delas consiste na ativação da autenticação de dois fatores. Ela cria uma camada adicional de proteção, o que dificulta a entrada de terceiros no seu perfil.

Outra maneira consiste em preferir o uso de aplicativos autenticadores, os quais realizam o duplo fator de autenticação – como o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator – sem precisar expor e-mails ou números de telefone – os quais não devem ficar públicos em sua conta.

Além disso, vale a dica de nunca passar códigos de confirmação a desconhecidos ou abrir links de origem suspeita – seja por envio via e-mail ou em mensagens SMS.

Você já passou ou conhece alguém que tenha sofrido com a mesma situação? Como foi resolvido o caso? Relate para a gente no espaço abaixo!

Instagram

Desenvolvedor: Instagram, Inc.

Grátis

Tamanho: varia de acordo com o dispositivo


3

Comentários

Golpe usa contas invadidas no Instagram para enganar vítimas com anúncios falsos | Detetive TC
  • No início deste ano, conheci um homem no aplicativo Facebook Messenger que parecia muito legal e tinha meus melhores interesses em mente. Avanço rápido da história: ele sugeriu que devíamos investir juntos online em criptomoeda, que é uma forma de dobrar algum dinheiro em um curto período de tempo. Então, segui o conselho e investi cerca de US$ 67.000 da minha conta bancária. Mal sabia eu que estava jogando meu dinheiro fora em um esquema de negociação fraudulento. Perdi o dinheiro e denunciei ao FBI, mas nada foi feito até que conheci Amendall .net na internet, que me ajudou a rastrear a carteira do golpista, e recebi parte do meu dinheiro de volta. Graças a Deus que o Amendall Recovery me ajudou depois de muita paciência e cooperação com a equipe.

      • Estou passando por isso hackearam dois Instagram meu e estão querendo jogar fotos ilícita sabe e tão pedindo dinheiro para mim tão pegando todos os meus os meus contatos e são as mesmas pessoas que hackeou o primeiro hackeou o segundo e pelo que eu entendi são todos nigerianos eu gostaria de saber como eu faço para estar denunciando eles para polícia também polícia civil eu não sei aonde que eu posso estar fazendo isso estou com muito medo preciso de ajuda

          • Bom a culpa é de quem é claro que é da moça. A grande maioria não usa anti vírus no computador e no celular. Acessam wi-fi sem saber a origem (como o caso de moça) E pior quando alerta dos perigos virtual falam que você é louco. Onde eu trabalho um rapaz queria acusa a loja de roubar o dinheiro %uD83D%uDCB8 dele através do site da loja. Dizendo que não ia comprar mais nada na loja e na internet. Eu só perguntei se ele utiliza anti vírus. Com toda grosseria respondeu que sim. Pedi para mostra antivírus crakeado e para piorar ele não utiliza anti vírus no celular e acesso um Wi-Fi público para fazer movimentação financeira.
            E mesmo assim queria discutir que estava na razão

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

              Economia e mercado

              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista