LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Proteção da dose de reforço da Pfizer pode cair após quatro meses, sugere estudo

15 de fevereiro de 2022 15

Em casos graves de Covid-19, a imunidade garantida pela terceira dose, ou dose de reforço, da vacina da Pfizer pode cair após quatro meses, apontou estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A análise, feita a partir de 241 mil atendimentos de emergência e mais de 93 mil hospitalizações em diversos estados americanos, foi divulgada na última sexta (11).

Os dados foram coletados entre 26 de agosto de 2021 e 22 de janeiro de 2022, isto é, pôde observar a predominância tanto da variante delta, como da ômicron do vírus.

(Imagem: Divulgação)

A proteção contra hospitalizações e casos de emergência ainda é elevada, ainda que tenha sido observada uma diminuição na imunidade. Quando a variante delta, descoberta ainda em 2020, estava com maior incidência, a proteção para atendimentos de emergência caiu de 97% nos primeiros dois meses após a terceira dose para 89% após quatro meses. Já sob a ômicron, nesses mesmos períodos, a queda foi maior —de 87% para 66%.

Quanto às hospitalizações, sob a variante delta, a eficácia diminui de 96% em dois meses para 76% após quatro meses. Sob a ômicron, a queda foi similar, de 91% para 78%.

Sob o aspecto racial, a pesquisa também apontou que a população negra e latina tem metade da probabilidade de receber a terceira dose da vacina em relação à branca, aumentando a vulnerabilidade à Covid-19 grave. No casos analisados, 12% da população branca atendida já tinha recebido a dose de reforço, enquanto essas taxas diminuiam para 7% e 6% entre os pacientes latinos e negros, respectivamente.

“Nossas descobertas sugerem que doses adicionais podem ser necessárias para manter a proteção contra a Covid-19, especialmente para populações de alto risco”, afirmou Brian Dixon, pesquisador do Instituto Regenstrief e coautor do estudo, em comunicado para o portal EurekAlert.


15

Comentários

Proteção da dose de reforço da Pfizer pode cair após quatro meses, sugere estudo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista