LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais privacidade: Google planeja mudanças no sistema de anúncios do Android, mas diferente do iOS

16 de fevereiro de 2022 2

Em meados de 2021 a Apple anunciou a chegada de uma nova ferramenta anti-rastreamento no iOS 14.5 que permite aos usuários do software restringirem a coleta de dados de apps nos iPhones, recurso nomeado de "App Tracking Transparency" (transparência de rastreamento de aplicativos, em português).

A ferramenta se destaca por adicionar uma camada extra de privacidade para os clientes da marca.exigindo que apps peçam permissão para rastrearem a navegação fora da plataforma, garantindo aos usuários a possibilidade de conceder ou negar a a autorização.

Ao que tudo indica, o Google também pretende introduzir em seu sistema operacional móvel novas ferramentas destinadas à privacidade dos usuários da empresa quanto a coleta de informações e rastreamento de dados para uso posterior na recomendação de anúncios personalizados.

Apesar de estar trabalhando em novidades, a empresa deve adotar uma abordagem diferente do que foi escolhido pela Apple no sistema anti-rastreamento do iOS, consultando os desenvolvedores do Android sobre a implementação do recurso de modo a evitar impactos na receita dessas companhias.


Mesmo sem antecipar detalhes sobre a alteração, rumores sugerem que o gigante de Mountain View pode introduzir novas APIs que apresentem uma coleta de dados mais eficiente e segura, porém se distanciando do App Tracking Transparency e ainda permitindo que os apps rastreiem a navegação externa.

Segundo Anthony Chavez, vice-presidente de segurança e privacidade do Android, o Google está "analisando propostas de design inicial" para introduzir em atualizações futuras. No entanto, por ora não sabemos se essas mudanças chegarão no Android 13 ou em gerações a partir do próximo ano.

Anti-rastreamento vs Meta

Além do impacto direto em desenvolvedores de menor porte, o novo sistema anti-rastreamento da Apple também deve afetar consideravelmente a receita da Meta — antigo Facebook Inc. — este ano, sendo previsto uma queda de US$ 10 bilhões (~ R$ 53 bi) na arrecadação através de parcerias com anunciantes.

Ao contrário do Google, a gigante de Cupertino tem sido mais expressiva quanto suas políticas que permitem aos usuários do iOS decidirem se pretendem ou não autorizar o rastreamento do histórico de navegação de aplicativos, promovendo um forte entrave com redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, que afirmou não ter sido severamente prejudicado no último ano.

Veja também

Acredita que o Google deveria adotar o mesmo sistema anti-rastreamento do iOS? Conta pra gente, comente!


2

Comentários

Mais privacidade: Google planeja mudanças no sistema de anúncios do Android, mas diferente do iOS
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista