LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Grupo de hackers usa malware para plantar evidências falsas e causar prisão de ativistas na Índia

16 de fevereiro de 2022 2

A SentinelOne, empresa jovem de segurança cibernética fundada em 2013, está alertando para um grupo de hackers conhecido como “ModifiedElephant” que planta evidências falsas em dispositivos de pessoas inocentes — ativistas e defensores da liberdade de expressão, em sua maioria — para acusá-las de crimes graves, como conspiração contra o governo.

Um dos casos mais relevantes foi exposto no ano passado pelo The Washington Post. Rona Wilson, ativista relacionado ao Comitê pela Libertação dos Prisioneiros Políticos na Índia, teve seu notebook invadido pelos criminosos, que plantaram mais de dez provas fabricadas em seu computador, segundo novas análises de especialistas de Massachusetts, EUA.

(Imagem: Reprodução)

Wilson foi detido em 8 de junho de 2018 após a descoberta das provas em seu computador pessoal, tais que, agora, podem ser dadas como falsas após uma investigação do Arsenal Consulting, empresa forense que descobriu evidências de um ataque de malware desenvolvido pelo grupo de hackers.

"Observamos que o comportamento do ModifiedElephant se alinha com os interesses do estado indiano e que há uma correlação observável entre os ataques e as prisões de indivíduos em casos políticos e controversos", afirma o SentinelOne, relacionando o caso de Rona Wilson a 15 outros ativistas detidos sob acusações similares.

De acordo com as investigações do governo indiano, os ativistas são acusados de planejar o assassinato de Narendra Modi, primeiro-ministro do país. Dos acusados, somente dois foram libertados da prisão até o momento.

O Arsenal descobriu que o computador de Rona Wilson sofreu um ataque cibernético cerca de 22 meses antes de sua prisão, e os códigos maliciosos permitiram acesso aos criminosos para plantarem mensagens incriminadoras. O grupo de hackers teria enviado pelo menos 32 e-mails de phishing contendo malware a ativistas e jornalistas, incluindo Wilson.

Pouco é conhecido sobre o ModifiedElephant, mas várias entidades de segurança digital alertam para a possibilidade da relação dos casos. "Uma coisa é clara: os críticos de governos autoritários em todo o mundo devem entender cuidadosamente as capacidades técnicas daqueles que buscam silenciá-los", encerra o relatório do SentinelOne.


2

Comentários

Grupo de hackers usa malware para plantar evidências falsas e causar prisão de ativistas na Índia
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista