LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft confirma bug no Windows que mantém arquivos salvos mesmo depois de uma restauração

02 de março de 2022 6

Atualização (02/03/2022) - por DT

A Microsoft confirmou a existência de um bug que mantém determinados dados de usuários salvos e impede a exclusão total de certos arquivos do Windows mesmo depois de uma restauração do sistema. A empresa afirmou que trabalha em uma correção.

O problema em questão foi identificado por usuários no final de fevereiro e os computadores afetados não conseguem excluir arquivos sincronizados por meio do OneDrive ou OneDrive for Business após uma redefinição do sistema operacional.

"Os arquivos que foram baixados ou sincronizados localmente do OneDrive podem não ser excluídos ao selecionar a opção "Remover tudo. Esse problema pode ser encontrado ao tentar uma redefinição manual iniciada no Windows ou uma redefinição remota", explicou a Microsoft.

O bug afeta o Windows 11 na versão 21H2 e as variantes do Windows 10 21H2, 21H1 e 20H2. Como já mencionado, a Microsoft trabalha em uma correção para o problema. Até que ela seja liberada, a desenvolvedora sugere a seguinte solução alternativa:


  • Esse problema pode ser evitado saindo ou desvinculando o OneDrive antes de redefinir seu dispositivo Windows.
  • Ele também pode ser mitigado em dispositivos que já foram redefinidos seguindo as etapas em KB5012334 e ao excluir a pasta Windows.old usando a aba de armazenamento no aplicativo Configurações.

A pasta Windows.old mencionada pela Microsoft é onde aparecem os arquivos da instalação anterior que não foram excluídos com êxito.

Um bug descoberto recentemente no Windows 11 e Windows 10 versão 21H2 está deixando alguns dados de usuários desprotegidos no disco depois de uma restauração de fábrica.

O bug, descoberto por Rudy Ooms no blog Call4Cloud, significa que seus dados podem ser facilmente acessados caso você venda ou doe seu notebook depois da restauração. Isso parece estar especificamente relacionado aos arquivos do OneDrive sincronizados localmente no seu PC, então dados locais não seriam afetados.

Ooms fez a descoberta ao tentar apagar remotamente um dispositivo Windows 11 usando o Microsoft Intune, que é uma ferramenta de gerenciamento para clientes corporativos. Apesar disso, os testes mostraram que o bug afeta restaurações de fábrica feitas localmente usando o aplicativo de Configurações, mesmo quando usa a opção de download em nuvem.

Durante o processo de restauração, os usuários geralmente são perguntados sobre a intenção de manter seus dados de usuários (e deletar apenas os aplicativos e programas), ou se preferem deletar tudo no disco. A última opção é recomendada caso você planeje vender seu notebook, já que você não quer que o novo dono veja seus dados.

Nas versões anteriores do Windows 10, o recurso funcionava perfeitamente, mas na versão 21H2 e Windows 11, os dados do usuário no OneDrive são mantidos na pasta Windows.old. Isso inclui dados armazenados localmente, arquios específicos do OneDrive que foram sincronizados com o PC e outros.


Nem todos serão afetados por esse bug, já que você precisa ter usado a integração do OneDrive com o sistema operacional para que os dados sejam expostos.

Segundo Ooms, a Microsoft está trabalhando em uma correção para o problema, mas até lá, existe um script do PowerShell que configura seu PC para deletar todo os dados na pasta Windows.old depois de uma restauração.

Desde que foi lançado no ano passado, o Windows 11 tem sido alvo de diversos bugs e mesmo com atualizações recentes, parece que a Microsoft ainda está deixando algumas coisas escaparem.


6

Comentários

Microsoft confirma bug no Windows que mantém arquivos salvos mesmo depois de uma restauração
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista