LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Toei Animation hackeada: entenda os impactos do ataque para o estúdio e os animes | Detetive TC

15 de março de 2022 3

Há pouco mais de duas semanas, a Toei Animation foi vítima de um ataque hacker, o qual deverá impactar na exibição das suas produções de animes. O estúdio é o principal entre os desenhos animados japoneses da atualidade.

Dona de franquias como Dragon Ball, One Piece e Digimon, como será a Toei poderá ser prejudicada com o que ocorreu em seu sistema? O Detetive TC separou os detalhes sobre o caso para explicar a você.

Entenda o ocorrido

No último dia 6 de março, um ataque cibernético contra o site da Toei deixou a sua página fora do ar. Uma pessoa não autorizada teria tentado invadir os sistemas internos do estúdio, o que obrigou a companhia a desligar as suas operações.

Apesar das suspeitas de que havia ocorrido uma invasão hacker, o estúdio manteve o suspense por quase uma semana. A confirmação somente veio na sexta-feira seguinte, dia 11 de março, em um comunicado oficial por parte do estúdio. Até esse ponto, perfis oficiais das produções já davam como certo um adiamento das exibições dos episódios.

Em sua nota, a empresa disse que um grupo ainda não identificado tentou acessar a sua rede interna na data em questão. A consequência foi um encerramento das operações naquele momento, tanto da loja virtual como do próprio sistema da companhia.

Apesar de ainda não haver maiores detalhes sobre o incidente, a tendência é que não tenha sido um simples ataque de negação de serviço (DDoS), uma vez que os serviços foram tirados do ar pela própria Toei, que chegou a admitir um possível vazamento.

Em outras palavras, se há um perigo de posse dos dados por parte dos cibercriminosos, significa que houve uma invasão mais rebuscada.

Consequências

O ato gerou uma série de consequências ao público. A primeira delas consiste no adiamento da exibição de episódios inéditos de uma série de anines. A lista conta com sucessos como One Piece, Digimon Ghost Game, Dragon Quest: The Adventures of Dai e Delicious Party Precure.

A Fuji TV já não exibiu os dois primeiros animes no último final de semana, em decorrência da Maratona Feminina de Nagoya, um evento que já afeta anualmente a transmissão das produções.

Contudo, as consequências podem se prolongar por mais tempo. As páginas oficiais de One Piece e Digimon chegaram a confirmar que os novos episódios serão adiados por tempo indeterminado. No próximo dia 20 de março, o primeiro mostrará o Special Episode: Barto's Secret Room, enquanto o segundo terá o seu primeiro episódio repassado.

O estúdio afirma que um novo calendário de programação será divulgado até o dia 30 de março. Isso mostra que os impactos do cibercrime podem ter sido maiores do que o esperado. A invasão teria excluído os arquivos dos próximos episódios? Ou o encerramento forçado do sistema interno corrompeu algo importante? São perguntas que a Toei ainda precisará responder no futuro.

Outra questão que fica sem resposta se trata de um possível vazamento de dados dos usuários. A empresa trabalha junto com uma empresa especializada em segurança digital para realizar uma investigação, com o objetivo de entender se houve violação das informações pessoais.

Com tantas incertezas no ar, há ainda a expectativa de que o sistema interno da Toei possa ser desligado novamente, seja para a apuração ou por cautela, algo que justificaria os atrasos previstos.

Onde cada anime parou?

Principal título do quarteto, One Piece estava em um ponto mais sentimental da sua história. O ponto onde parou realizava um flashback no tempo para detalhar a amizade entre Yamato – filho de Kaido – com Ace. O próximo seria o episódio 1014.

Já o último mostrado de Digimon Ghost Game teve seu enredo com a ida de Hiro e seus amigos a uma exposição, cujos fatos pareciam suspeitos a eles. Porém, o perfil oficial não deu uma indicação de quando iria ao ar a continuação – o episódio 22 – e deixou no ar que “pode haver algumas mudanças nos futuros horários de transmissão”.

“Obrigado por sempre assistir ‘Digimon Ghost Game’.

Gostaríamos de informar que pode haver algumas mudanças na programação futura de transmissão.

Pedimos desculpas a todos os espectadores que estão ansiosos pela transmissão semanal.”

Dragon Quest: The Adventure of Dai e Delicious Party Precure foram os únicos que tiveram a exibição cortada neste momento. O primeiro previa o episódio 73 para ir ao ar em 12 de março, enquanto o segundo teria o seu episódio 6 veiculado no último dia 13.

Qual é a sua avaliação sobre o ataque cibernético sofrido pela Toei Animation? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


3

Comentários

Toei Animation hackeada: entenda os impactos do ataque para o estúdio e os animes | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista