LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Serviço de internet em comunidades do RJ é controlado por criminosos, aponta reportagem

29 de março de 2022 11

Contratar um serviço de internet de empresas tradicionais não é uma tarefa fácil para quem mora em algumas comunidades do Rio de Janeiro. Isso porque a criminalidade passou a oferecer serviços piratas e a afugentar as companhias concorrentes.

De acordo com uma reportagem publicada pela agência de notícias Reuters, os criminosos ameaçam e chegam até a atirar contra os profissionais de empresas de regulamentadas junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo investigações da polícia, isso ocorre para que as companhias não consigam instalar a infraestrutura necessária para oferecer seus serviços na região e a população fique refém dos produtos comercializados pelos criminosos.

Em um dos relatos à reportagem, um investigador da polícia conta que um técnico da TIM foi recebido por homens armados e expulso do Morro da Formiga, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, enquanto tentou realizar uma instalação no local.


Para oferecer seus próprios serviços de internet, os criminosos acabam roubando materiais e equipamentos das operadoras licenciadas. Dessa forma, os moradores precisam contratar o produto criminoso para não ficarem sem acesso à internet.

Nesse modelo de negócio também é registrada uma perda considerável na qualidade do serviço prestado, deixando o consumidor à mercê de instabilidades na conexão. E o pior, sem poder reclamar com os criminosos ou buscar seus direitos.

Provedores investigados

Alguns provedores de internet já são alvos de investigações, como é o caso da JPConnect. Em uma operação realizada em janeiro na sede da empresa foram encontrados vários equipamentos que pertenciam às operadoras TIM, Claro, Oi e Vivo.

Em resposta à agência Reuters, o advogado da JPConnect, Eberthe Vieira de Souza Gomes, afirmou que os serviços da operadora são legais e disse também que a empresa ganhou mercado ao oferecer produtos de qualidade.

Empresas legais cobram solução

O presidente da Conexis, entidade que representa as empresas de telecomunicações no país, Marcos Ferrari, destacou que o setor vem sofrendo com constantes ações criminosas, como vandalismo, roubo e até a ‘expulsão’ das empresas de territórios.

O representante afirmou esse tipo de ação deve ser combatida pelas autoridades. Enquanto isso, clientes, funcionários e empresas de telecomunicações seguem "nas mãos" de facções criminosas que atuam no estado.

O que você acha que poderia ser feito para resolver toda essa situação? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


11

Comentários

Serviço de internet em comunidades do RJ é controlado por criminosos, aponta reportagem
  • Sou de Guaratiba e aqui não tem Claro Fibra, Vivo Fibra nem Tim Fibra
    Nao tem droga nenhuma nesse fim de mundo

      • Chegou atrasadíssima essa matéria. Não serviu para nada, falou algo que todos já sabem.

          • Matéria já chegou defasada, não é só em comunidade(famoso morro) não, tem muito condomínio ai que é assim também, principalmente na zona norte e oeste.

              • Milícia, Traficantes, Pastores.... E a galera Carioca continua votando nessa galera ai.

                • Como se isso fosse novidade todo o país sabe que o RJ capital é um câncer pro país

                  • é o mesmo problema da luz e água, todos sabem q eles n pagam nd, vai dentro de favela hj é um monte de gente com casa bonita por dentro, gente até com piscina, foi-se o tempo q favela só tinha pessoas necessitadas. Hj em dia n pagam água, luz, gato 50 reais, internet 50 reais, n tem IPTU e se tentarem mudar algo toma pipoco pros funcionários da empresa n voltar mais.E se cortar a bandidagem vai até a porta da empresa pra ameaçar o responsável. Vão fazer oq? Nada, enquanto isso a pessoa que paga por tudo tem q se sufocar, parcelar compras, pagar bandeira vermelha na luz, água alta e tem q ficar se preocupando até com o carregador na tomada pq na favela só tem pobre coitado q n tem onde morar, vão pensando q é assim.

                    E antes q me critiquem, eu sei mto bem q tem pessoas necessitadas na favela, só estou dizendo q antigamente a motivação de se morar na favela era por n ter renda básica pra sobreviver direito, agr as coisas estão mudando.

                    • Não vai resolver nunca, pois quando aparece alguém querendo pelo menos minimizar o problema, além do alto risco de morte que a pessoa consequentemente sofre, ainda aparece a maior emissora do país fazendo uma campanha de assassinato de reputação deste.

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista