LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft enviará notificações para lembrar usuários que encerrará suporte ao Windows 8.1 em 2023

24 de junho de 2022 4

A Microsoft se prepara para enviar notificações aos usuários do Windows 8.1 que encerrará o suporte ao sistema operacional no dia 10 de janeiro de 2023. A gigante de software ativará os lembretes a partir do próximo mês.

As notificações funcionarão de forma semelhante ao Windows 7, que teve seu suporte encerrado em 14 de janeiro de 2020.

Originalmente, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows 8 em 2016, mas o Windows 8.1 teve uma vida maior e será suportado até janeiro de 2023.

Entretanto, vale frisar que o sistema operacional não participará do programa de Atualizações de Segurança Estendida (ESU em inglês), então negócios não poderão pagar uma taxa adicional para atualizações, sendo obrigados a obter uma versão mais nova ou correr riscos de segurança ao utilizar um software obsoleto.

O Windows 8.1 foi uma correção para a recepção desastrosa do Windows 8. A Microsoft introduziu uma nova visão centralizada com touch, mas removeu o desktop tradicional e o botão iniciar de tal forma que foi rejeitado pelos usuários. A intenção de ser um sistema operacional pensado primeiro para dispositivos móveis não agradou, com o Windows 8.1 trazendo de volta o botão iniciar.

Reprodução: Microsoft

Apesar das diversas melhorias do Windows 8.1, muitos usuários preferem esquecer da existência do Windows 8. A Microsoft tentou modernizar seu sistema operacional pela competição do iPad, uma decisão que desagradou.

O Windows 10 chegou em 2015 e desfez diversas mudanças ocorridas no Windows 8, enquanto o Windows 11 foi ainda mais longe, removendo elementos remanescentes do Windows Phone, além de renovar funções antigas que existiam no sistema operacional há anos.

Os usuários do Windows 8.1 precisarão decidir se irão obter uma nova versão do sistema operacional ou comprar um novo computador, já que muitos dispositivos não terão suporte ao Windows 11, segundo a própria Microsoft, graças aos requisitos exigentes da CPU.

Com isso, a alternativa mais óbvia será atualizar para o Windows 10, que tem suporte até 14 de outubro de 2025. Apesar dos computadores com Windows 8.1 não deixarem de funcionar com o fim do suporte, especialistas afirmam ser arriscado utilizar um software obsoleto, principalmente do ponto de vista de segurança cibernética.

Veja também


4

Comentários

Microsoft enviará notificações para lembrar usuários que encerrará suporte ao Windows 8.1 em 2023
  • Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021 (versão 21H2) terá suporte até 13/01/2032 (10 anos sem se preocupar). %uD83D%uDE0C

      • Versões IoT não podem ser instaladas em PCs pelo o que eu vi

        E essas versões mais novas do Windows 10 são muito pesadas(porém ouvi falar que essa tal LTSC é mais leve, não sei se é verdade porque nunca testei no meu note e nem sei como é a instalação)...

          • A modalidade LTSC só vale a pena pela questão do suporte e pra quem não se importa com os apps da Microsoft Store, que não vem por padrão (mas que ainda assim dá pra instalar, se a pessoa quiser).
            Na prática, como é ofertada de forma restrita, é muito difícil (eu diria improvável) um consumidor não empresarial usar essa edição de forma legalizada, e daí tem todos os problemas decorrentes disso, sendo que não é necessariamente mais leve que as edições para o consumidor casual.
            Esse artigo detalha bem sobre essa modalidade do Windows: https://www.baboo.com.br/windows-10/...-ltsc-a-fundo/

              • Tem sim, você precisa instalar alguns pacotes adicionais na ISO por meio do winADK (ferramenta da MS para customizar a ISO do Windows). É possivel instalar em PCs x86/x64 quanto para Raspberry Pi. Dá uma checada ai no Google.

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

              Economia e mercado

              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista