LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cerca de 20% das pessoas clicam em links suspeitos recebidos por e-mail, diz pesquisa

04 de julho de 2022 0

Um estudo realizado pela Kaspersky, empresa de cibersegurança, revela que os funcionários são mais propensos a caírem em golpes de phishing que abordam de maneira simples e despretensiosa em vez de mensagens com conteúdos que chamam a atenção de imediato, como promoções ou avisos de invasão ao dispositivo.

Conforme explica especialistas da área, o phishing ("pescaria", em português) consiste em criar páginas e mensagens falsas, mas que em alguns casos simulam websites reais, para fazer com que a vítima em potencial envie seus dados aos cibercriminosos, prática que demonstra forte crescimento nos últimos anos.

Segundo informações, os pesquisadores realizaram os testes utilizando a plataforma Kaspersky Security Awareness, espaço em que os gestores podem criar um ambiente controlado simulando tentativas de golpes de phishing de modo a perceber o nível de atenção dos funcionários com essa modalidade de fraude.

Durante os testes, foi identificado que a maioria dos colaboradores clicam em e-mails fraudulentos que utilizam como isca temas referentes a novidades na empresa ou erros básicos, como falha no envio de uma mensagem ou recebimento de um produto, por exemplo, situações que conseguiram induzir 18% dos participantes a acessarem as páginas falsas.

Representação de phishing. (Imagem: Reprodução).

Além dessas duas modalidades de engenharia social, o estudo também revelou que e-mails com ofertas incríveis como "tenha Netflix grátis" ou "ganhe dinheiro fácil" não enganam tanto quanto estratégias mais simples, correspondendo a apenas 1% no número total de acessos, enquanto avisos de suposta invasão ao computador alcançaram 2%.

Esses dados mostram que as pessoas estão conscientes sobre tentativas de fraude que utilizam propostas "boas demais para serem verdade", oferecendo produtos ou dinheiro a fim de tentar convencer a vítima a clicar no link e inserir seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, números dos documentos e endereço.

Embora pareça difícil reconhecer uma mensagem falsa, adotar alguns cuidados pode evitar que suas redes sociais e contas bancárias sejam invadidas. Veja:

  • Desconfie de e-mails com super ofertas ou mensagens alarmistas;
  • Analise o endereço do remetente buscando inconsistências;
  • Não clique no link ou baixe arquivos anexos;
  • Se possível, use um antivírus.

Você analisa e-mails de fontes desconhecidas ou sempre clica em links suspeitos? Conta pra gente, comente!


0

Comentários

Cerca de 20% das pessoas clicam em links suspeitos recebidos por e-mail, diz pesquisa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista