LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EUA querem proibir a venda de máquinas de montagem de chips para a China

06 de julho de 2022 22

Enquanto aplica sanções contra empresas chinesas que estão ajudando a Rússia na guerra, o governo dos Estados Unidos está pressionando os Países Baixos para que eles bloqueiem a venda de máquinas litográficas para companhias da China.

A informação foi confirmada por mais de uma fonte ao pessoal da Bloomberg, sendo que atualmente os Países Baixos abrigam a ASML. Para quem não conhece, essa empresa é a maior produtora global de máquinas para a fabricação de chips.

No momento, a ASML já não pode vender máquinas litográficas EUV para clientes chineses, ou seja, aqueles dispositivos que permitem gravar wafers semicondutores com feixes de luz com comprimento de onda ultravioleta extremo para fazer os chips mais avançados (7 nm, 5 nm ou menos).

Imagem: máquina usada para produzir chips em 5 nm.

No momento, o objetivo do governo Biden é vetar a venda de máquinas usadas na produção de chips em processos considerados maduros. Ou seja, equipamentos usados na montagem de chips de 28 nm ou até mesmo 14 nm.

No entanto, essa proibição pode esbarrar no financeiro da ASML, uma vez que a venda de máquinas para os chineses já representa 16% de todo o seu faturamento. Além disso, a empresa acredita que as sanções não devem afetar a Canon e a Nikon, que podem acabar assumindo o seu lugar no fornecimento de máquinas para a China.

Outro problema que a ASML usa para justificar a sua oposição ao aumento das sanções é a crise global que elas poderão causar. Isso por a China ser a maior produtora global de chips de memória DRAM e 3D NAND, sendo que paralisar o envio de máquinas pode colapsar esse mercado.

Por mais que a China não tenha uma fabricante local relevante nesse setor, o país abriga as maiores fábricas de Samsung, TSMC e SK Hynix. Ou seja, as sanções podem afetar essas companhias indiretamente, uma vez que não é simples retirar a produção da China.

Por enquanto, o governo dos EUA segue fazendo pressão, mas não há indicativos de que a ASML irá ceder.


22

Comentários

EUA querem proibir a venda de máquinas de montagem de chips para a China
  • Agora digo que merda de país os EUA que em todo o mundo é fazer pressão e sansões.

      • Por isso, o Brasil tem que desenvolver própria tecnologia e viver livre de pressões como a dos EUA.

          • 1 - Por que Taiwan pertence a China. Taiwan é um território que se separou depois de uma guerra interna.
            Como teve a divisão da Coreia do sul e norte e Alemanha oriental e ocidental.
            2 - A China não fabrica chips. As fábricas de Chips são todas empresas de Taiwan que montaram a fábrica na China.
            E desenvolvimento tecnológico é feito em Taiwan e aplicado na China.
            3 O iPhone é montado na China, pela Foxconn que é uma empresa de Taiwan.
            4 as indústrias não precisa estar na China, muitos já migraram para outros países da região como vietnan.

              • O EUA quer fazer como supermercado grande que está perdendo venda para um pequeno do bairro. Diz aos fornecedores que vai diminuir as compras todas as lojas se não deixar de vender para o concorrente!

                  • É que tal não atender está sanção?

                      • A ASML licenciou, no início, a tecnologia EUV dos EUA, apenas por isso os EUA tem direito de veto. Similar ao direito de veto que o governo dos EUA tem de tecnologias militares desenvolvidas em conjunto com empresas dos EUA

                          • A bem da verdade a China a tempos está doidinha para roubar o segredo de construção dessas máquinas que fazem litografia nos wafers de chips microprocessadores; máquinas fabricadas na Holanda, de origem Philips, que tem 150 mil peças na sua montagem e custam 180 milhões de dólares cada uma.Ja roubaram muitos segredos industriais do Ocidente, mas ainda não conseguiram copiar essa máquina. Essa com capacidade de litografia wafers de 5nm custam 300 milhões cada. A maior usuária é a TSMC de Taiwan que tem 30 dessas máquinas e a segunda é a Qualcomm e ST Microeletronics a terceira. O governo americano já obrigou a TSMC construir uma fábrica de 10 bilhões de dólares lá nos EUA, já prevendo uma futura invasão de Taiwan pela China. Aliás, especialistas afirmam que a China só não invadiu a ilha ainda com medo da destruição da produção desses chips avançados. China é um grande fabricante de componentes eletrônicos, mas são os de menos complexidade. Quando se trata de chips avançados de grande complexidade EUA, Japão, Coreia e Taiwan lideram e a China está em 2012 ainda ou seja, 10 anos atrasada.

                              • China não precisa invadir Taiwan porque Taiwan faz parte do território Chinês. Apesar de ter um governo local semi-independente, Taiwan ainda é China. E querendo ou não, se os EUA conseguir fazer a China quebrar, o Brasil quebra de vez. A China é o maior investidor no Brasil e o maior cliente também. Hoje a China sozinha compra mais que o triplo dos EUA que são nosso segundo maior parceiro comercial, sendo que na balança comercial, a gente ainda compra mais dos EUA do que vende.

                                  • Entendo seu ponto de vista. Só que temos exemplos do passado como a Alemanha que começou invadindo um território, depois outro e depois outro.
                                    Historicamente, Taiwan e Hong Kong foi tomada no século 18 pelos Ingleses e teve toda a economia local transformada para anos luz do que era e é a chinesa. Foi devolvida para os chineses agora na virada do século 20/21, foi a pior besteira que os ingleses fizeram, deveriam ter emancipado como Nações independentes, porém fizeram como províncias, estados independentes da China e o governo chinês aceitou e foi formalizado na ONU. Se olhar os dados demográficos dessas ilhas, vai desde PIB per capta a IDH como nações desenvolvidas, enquanto a China nessa questão está atrasado quase meio século de distância. Essas ilhas caminham com as próprias pernas, a população ainda tem liberdade. Agora vai na China, vai expor sua opinião contra o governo. Lá, não existe liberdade.

                                    Países comunistas sempre serão como um cânce e aos poucos vão querer arrastar o mundo para isso. E infelizmente em algum ponto China terá sucesso nisso, a economia deles serão quase o dobro dos americanos até 2050, o mundo mais do que nunca está nas mãos deles, dinheiro é o que manda.

                                  • Tesla , aple , e muitas outras entrariam em falência fora da china e a China não irá se desligar da Rússia pois a Rússia é e continuará sendo maior fornecedora de petróleo e gás tanto da China quanto da Europa queiram ou não

                                      • Kkkkk EUA não precisa da china...tem taiwan q supre suas necessidades e de suas empresas

                                          • Taiwan é território Chinês

                                              • Taiwan e Hong kong são o que são hoje graças aos ingleses e americanos.
                                                Na década de 50 o partido comunista liderado por Mao Tsé Tung deu golpe de estado na China, matando quase 60 milhões da população que tentaram se rebelar contra, o expulso líder Chiang, se refúgiou em Taiwan e com ajuda de ingleses e americanos conseguiram fazer a ilha prosperar. Enquanto a China, apesar de hoje ser grande econômicamente, ainda é uma nação de terceiro mundo, se comparado população x PIB, tem um PIB inferior a brasileira.
                                                Taiwan não precisa da China, a China e o mundo precisam da tecnologia de Taiwan. Taiwan é líder global no desenvolvimento e fornecimento de chips semicondutores. Sai pronto de Taiwan, vai para a China continental, e de lá pro mundo. Agora se o governo chinês tiver as mãos na tecnologia tawianesa, aí quem se ferra é o mundo.

                                            • Estados Unidos nunca se preocuparam com nada, a única preocupação deles é mandar no mundo e a China vem se tornando a maior economia do mundo, sendo o segundo país mais rico do mundo, os Estados Unidos estão perdendo essa guerra para a China, pois as fábricas americanas hoje dependem muito mais do mercado chinês para sobreviver que o mercado americano, pois a mão de obra da China é barata e os produtos fabricados na China custam muito menos que os fabricados nos Estados Unidos, por isso a Apple não fabrica seus produtos no próprio mercado, os americanos sabem que os chineses não trabalham a curto prazo e sim a longo prazo, hoje os chineses não dependem mais tanto de outros países, e todo mundo que lê notícia sabe que a China se tornou o maior mercado para montadoras americanas, atacar a China poderá levar as empresas americanas a falência.

                                                • A china é tão foda q não pode nem fabricar Chips de alto desempenho igual ao q vc usa no seu celular.

                                                    • Esses Chips são fabricados lá na China. O Iphone que você compra em qualquer loja no Brasil é fabricado na China. A maior gigafábrica da Tesla fica na China. Os melhores celulares do mundo, tanto em desempenho como em câmera, são de marcas chinesas. Os EUA precisam da China, só que eles querem que ela continue sendo só mais um país que produz pra eles e não um país que compete com eles no mercado.

                                                        • Meu caro, a produção dos chips de ponta ocorrem na província independente de Taiwan. Vão prontos para linha de montagem na China, de lá para o mundo. Pesquise o porque Taiwan é tão importante e entenderá o motivo do governo chinês acabar com a independência de Taiwan. Pesquise sobre os tratados de 50 de Taiwan, China e ONU. O buraco é muito mais em baixo. A questão não é só porque os EUA não querem que a China os ultrapasse econômicamente, a questão é simplesmente tecnológica e o governo Chinês sabe que tendo isso em mãos, eles podem manipular o mundo inteiro e eles vão. Aí pode preparar o bolso.

                                                        • Tudo verdade a unica coisa que a china tem dependencia e alimento e eles precisam importar bastante principalmente aqui do brasil

                                                            • EUA tem muito mais influência sobre a Europa e America do sul, China só tem mercado.

                                                                • Curiosamente tem empresas americanas que não vendem nada em solo americano , mas vendem muito na China, teve umas aí que se salvaram da falência...

                                                                  • O imperialismo ..

                                                                    Android

                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                    Android

                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                    Windows

                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                    Economia e mercado

                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista