LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Site golpista rouba dinheiro e ameaça vítimas por suposta quebra de contrato | Detetive TC

21 de julho de 2022 6

Por muitas vezes, o TudoCelular recebe denúncias de golpes que exploram as vítimas com promessas que não se concretizam e outros tipos de artifícios de engenharia social para enganar as pessoas. Este é mais um exemplo disso.

O Detetive TC entrou em ação para desvendar um site falso que tem lesado indivíduos e ainda feito chantagem por suposta quebra de contrato. Confira os detalhes abaixo.

Entenda o golpe

Este site – intitulado “Shopping de descontos” – tem atraído as pessoas ao explorar marcas de lojas famosas, como Amazon e Shopee, para atrair as pessoas, na promessa de que haveria uma recompensa ao completar uma série de tarefas diárias.

Algumas delas incluíam enviar dinheiro por Pix ao golpista, por meio de QR Codes ou chaves aleatórias, para não rastrear o remetente com números de CPF, de e-mail ou de celular.

O problema é que, quando o indivíduo deseja resgatar o suposto valor obtido, a plataforma cobra uma quantia para desbloquear o valor – sem garantia de que a pessoa realmente obteria esse dinheiro acumulado.

A vítima que denunciou o caso ao TudoCelular chegou a juntar R$ 600. Na hora de sacar, o saldo aparecia congelado e, para liberar, era necessário depositar R$ 154. No entanto, não foi possível ter a quantia de volta.

Imagem: TudoCelular.com
Intimidação por falso contrato

Um dos grandes problemas que ocorrem nesta tentativa de golpe se trata das ameaças feitas pelo cibercriminoso. A pessoa afetada chegou a tentar contato com três supostas atendentes para questionar sobre a necessidade do pagamento. A resposta recebida foi de que este “é um trabalho que requer investimento”.

Na sequência, o golpista finaliza com um “vejo você no tribunal” e ativa o recurso das mensagens temporárias no WhatsApp, para que elas possam ser apagadas 24 horas após o envio delas. Uma clara intimidação para a vítima pagar a quantia, ao forçar o depósito do dinheiro com base no medo.

O criminoso faz a alegação de quebra de contrato – o qual não existe – por não ter concluído as tarefas, além de ameaçar que a tal empresa processaria a vítima por isso – sem nem se identificar.

Imagem: TudoCelular.com
Origem desconhecida

Dentro da plataforma, não há qualquer indicação de um CNPJ desta “companhia”, nem dos nomes dos responsáveis pela empresa. Uma das atendentes no Telegram é creditada como Maiara, porém tem uma foto genérica pegada da internet, sem qualquer garantia da veracidade.

Já o destino dos Pix varia de nome. O Detetive TudoCelular teve acesso a dois comprovantes de transferência. Um em nome de Thauany de Castro, ou com destino para Wilson Fernandes Pereira.

Imagens: TudoCelular.com

A similaridade fica para a instituição financeira: a Stone Pagamentos, uma das preferidas de cibercriminosos para criação de contas com dados vazados de terceiros. Em outras palavras, esses nomes em questão não devem ser dos golpistas, mas sim de outros indivíduos que sofreram problemas de cibersegurança.

Imagens: TudoCelular.com
Obtenção dos dados

Outro ponto de receio é o fato de o cadastro dos afetados neste golpe contar com o CPF e outras informações sensíveis. Ou seja, os dados informados neste processo são apenas de uma das partes: a da vítima.

No contato de início para começar na plataforma, já são pedidos o nome, a idade e o histórico de trabalho, como pode ser visto nas capturas abaixo.

Imagens: TudoCelular.com

Liberty Mall?

O golpista finge ser alguém de RH de uma empresa chamada Liberty Mall, para oportunidades a pessoas, e ainda força a criação de conta e explora o nome da Magazine Luiza, porém com o nome errado.

Esta coluna investigou que há um shopping center localizado em Brasília com esse mesmo nome. Logo na página inicial do site do estabelecimento, há um comunicado para informar que a empresa não divulga links de contratação de vagas nem recebe candidatura a fim de trabalhar em casa com remuneração diária, como você pode ver abaixo:

Imagem: Site oficial / Liberty Mall
Tentativa de contato

O TudoCelular chegou a tentar contato com o atendimento do site “Shopping de descontos”. A atendente tentou inverter a situação e insinuou que a reportagem deveria investigar por quebra de contrato.

“Quem pediu para você nos investigar, por que você não investiga por quebra de contrato?”


Atendente do “Shopping de descontos”

Sem um posicionamento oficial sobre o caso, o nosso repórter também foi bloqueado pela atendente.

Você chegou a ver este golpe em algum lugar? Sabe de alguém que chegou a cair nele ou em outro similar? Relate para a gente no espaço abaixo.


6

Comentários

Site golpista rouba dinheiro e ameaça vítimas por suposta quebra de contrato | Detetive TC
  • Preciso de ajuda, cai no mesmo golpe

      • Vc recebe os primeiros depósitos o restante nunca vão receber

          • Eu já caí no golpe elas falam tão séria que vc pensa que é verdadeiro o site! Não caiam nessa GOLPISTAS

              • Já recebi esse golpe no WhatsApp
                Aí respondo com a figurinha do negão da piroca e escrevo assim: quer mamar?
                Aí param de incomodar, sempre funciona %uD83D%uDC4D

                  • Preciso de ajuda acho que cair no mesmo golpe

                      • Esses golpes tem proliferado em redes sociais, em especial no Twitter e no Telegram onde a visibilidade das mensagens de spam é grande.

                        Normalmente indivíduos com perfis falsos entram nos grupos e ficam fazendo spam de descontos ou dinheiro fácil até que algum incauto cego pela cobiça acaba entrando e sendo fisgado pelo golpe.

                        Quem tem conhecimento é sempre bom que denuncie essas postagens, e jogando luz sobre o perfil falso logo as pessoas vão começar a perceber o que inclui normalmente os moderadores que podem banir o golpista, isso não impedirá que ele crie um novo perfil reiniciando o processo, mas ajudará aos outros a entender o golpe e a combater a divulgação do mesmo.

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Asus

                          ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

                          Especiais

                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas