LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cadê a segurança? Sistemas da Apple podem ter sido sequestrados por operadora russa

28 de julho de 2022 9

A Apple já suspendeu a venda de produtos na Rússia por conta do conflito no território ucraniano e hoje a equipe da MANRS (Normas de Acordo Mútuo para Segurança de Roteamento) divulgou um relatório afirmando que uma operadora do país de Vladmir Putin sequestrou os sistemas da Maçã nesta semana.

Segundo o relato apurado pelo MacMagazine, os sistemas da Apple foram sequestrados pela operadora russa Rostelecom em 26 de julho às 21h25 UTC (18h25 se convertermos para o horário de Brasília). A partir deste horário, a operadora anunciou uma rota utilizada pelos sistemas da Apple até as 09h39 UTC do dia seguinte, ou seja, cerca de 12 horas.

Este tipo de prática é conhecida como sequestro do Border Gateway Protocol, que permite trocar a rota do protocolo de relacionamento da rede, direcionando usuários para a rede da operadora ao invés dos serviços da Apple.


Segundo a MANRS, a Apple agiu corrigindo a direção do tráfego sequestrado pela Rostelecom, então a situação foi normalizada após o horário citado. A Apple não comentou o caso, mas o portal AppleInsider afirma que não foram detectadas falhas nas soluções de segurança da empresa e nem reclamações por parte dos usuários.

Dessa forma, ainda persiste o mistério sobre o direcionamento incorreto da rede, pois é possível que ele seja tanto um ataque da Rostelecom quanto uma falha interna da Apple.

Entretanto, é preciso lembrar que a operadora russa já atacou servidores de outras empresas como Facebook, Cloudflare, Akamai, Amazon, Google e muitas outras, conforme reportado pelo Cybernews e pela própria MANRS.

Mais sobre Apple


9

Comentários

Cadê a segurança? Sistemas da Apple podem ter sido sequestrados por operadora russa
  • Que não tem iPhone pq não quer, até nas c.bahia vendeu, divide em 12 x , ótimo aparelho assim como outros , mas muitos só tem para tentar ostentar

      • Quem ve assim pensa que nem tem segurança, foi um qlq ali que hackeou... Um tião da esquina!

          • Os fanboy da Apple piram... Impossível... %uD83D%uDE02

              • Então os fanboys do robozinho também piram, ou você é tão hater que não prestou atenção no último parágrafo.
                Mas a manchete tem que só mencionar a Apple, porque dá mais views.
                Se colocassem que os sistemas do Google, foram sequestrados, ninguém ia estranhar, todos mundo espera isso do bugdoid.
                Copio o último parágrafo, para quem não leu, já que muitos só leem o título

                "Entretanto, é preciso lembrar que a operadora russa já atacou servidores de outras empresas como Facebook, Cloudflare, Akamai, Amazon, Google e muitas outras, conforme reportado pelo Cybernews e pela própria MANRS"

                  • Esse povo que nunca teve iPhone é fod.... gosta de falar mal, queria ver em 2007 qual celular esses iam comprar já que não tinha outro a não ser o iPhone e mesmo assim quando a concorrência começou a lançar seus aparelhos, foi uma merda de aparelho com uma merda de sistema, e só demorou 3 anos para conseguir fazer isso, isso prova que Apple estava tão a frente da concorrência, eles falam mas até hoje não vi empresa alguma fazer um celular com seus sistema proprio kkkk fica usando de terceiros, no caso não tem controle algum.

                      • E você fanboy,do pior dos dois mundos, como pode defender o indefensável? Para de passar vergonha mano,aproveita e exclui a conta,e tenta usar aí turnip no seu iMerda,se é q vc tem um msm né Kaakakakakak

                        • O último paragrafo mostra que qualquer sistema operacional conectado na internet pode ser invadido ou sequestrado, mesmo que a empresa responsável pelo sistema afirme ser seguro, mais não tem como ser inviolável

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista