LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CapCut: é seguro usar o app de edição de vídeos que virou trend no Instagram? | Detetive TC

23 de agosto de 2022 2

Nas últimas semanas, o aplicativo CapCut viralizou no Instagram, com um recurso de edição de vídeos que mistura fotos e recorta a pessoa em diferentes ambientes – o chamado foto random. Assim, o feed de várias pessoas passou a contar com postagens especiais que explora as funções da ferramenta.

Contudo, é possível se certificar que o app garante a privacidade do usuário e não explora indevidamente os dados pessoais? O Detetive TudoCelular investigou e explica a situação a você abaixo.

O que é o CapCut?

Apesar de virar trend no Instagram apenas neste mês de agosto de 2022, o CapCut não é um aplicativo deste ano. A criação se deu, de fato, em 2019, sob o nome Jianying, apenas para o público chinês, com desenvolvimento pela ByteDance. Com o novo nome, chegou ao resto do mundo apenas em 2020.

Ele ganhou espaço nos celulares ainda no primeiro semestre de 2021. Em maio do ano passado, tornou-se o app gratuito número 1 na App Store dos Estados Unidos, segundo a empresa Sensor Tower.

A ferramenta está disponível para os sistemas Android e iOS. As principais funcionalidades dele consistem em recursos de edição de vídeos diretamente no smartphone, para permitir o compartilhamento em outras plataformas, tais quais o Instagram e o TikTok.

Polêmica com desenvolvedora

Como acabamos de citar, a ByteDance é a empresa por trás do CapCut. Ela se trata da mesma empresa que criou o TikTok e se envolveu em uma série de polêmicas por eventuais problemas de segurança.

Inclusive, a rede social chegou a ser banida nos Estados Unidos sob a alegação de que a companhia teria ligações com o Partido Comunista Chinês e compartilhava dados dos usuários com o governo do país asiático.

O mesmo cenário que o TikTok sofreu não foi repetido até hoje pelo CapCut. Isso indicaria apenas que o aplicativo não possua brechas em suas políticas de privacidade? Ou no fato de o banimento da rede “irmã” ter sido motivada por outros motivos e interesses?

Dados a terceiros

Assim que você entra na loja de aplicativos para baixar o CapCut, é possível conferir quais dados seus são informados como exigidos e usados pela desenvolvedora para fornecer o serviço.

No caso indicado pela página do app na Google Play Store, dá para conferir que os detalhes presentes na loja garantem que a ferramenta não compartilha as informações do usuário com terceiros, como você pode ver na captura a seguir.

Imagem: Reprodução / Google Play Store

Já na página da Política de Privacidade do CapCut, há claramente escrito – em mais de um trecho – que os dados do usuário são, de fato, enviados a “prestadores de serviços terceirizados” e outros membros do grupo empresarial, para uma série de finalidades distintas.

Esses prestadores incluiriam fornecedores que ajudam a enviar notificações ao usuário, realizar análise de dados e de indisponibilidades, além de ferramentas de busca. Os terceiros com acesso aos dados também teriam serviços de redes sociais independentes, para as quais você pode compartilhar o conteúdo – como o Instagram, que pertence à Meta.

A lista ainda contém parceiros de publicidade e analíticos, empresas as quais disponibilizariam anúncios na plataforma, com coleta por meio de cookies e outras tecnologias de rastreamento.

Outro fator relevante é que, caso o aplicativo seja vendido posteriormente a uma nova companhia, os seus dados poderão integrar a lista de ativos negociados e, caso isso ocorra, serão de posse da compradora – o que gera uma incerteza para o uso futuro.

Excesso de coleta de informações

Pois bem, agora que sabemos que o aplicativo repassa as suas informações a terceiros, diferente do que consta na Play Store, é o momento de entender quais detalhes sobre você são coletados pelo CapCut.

Segundo consta na página da App Store, para o sistema operacional iOS, a ferramenta usa os seus identificadores como dados para rastrear você. Eles também integram a lista dos vinculados a você, juntamente com conteúdo do usuário, informações de contato, de uso e diagnóstico.

Imagem: Reprodução / App Store

Aqui há um ponto que possa despertar o cuidado dos internautas. Para quais finalidades um editor de vídeo precisaria de dados de contato e de conteúdo do seu usuário, se eles não são necessários para a realização da funcionalidade principal?

Ao comparar com um editor concorrente, o InShot, é possível ver as diferenças, uma vez que há menos exigências para este do que na solução da ByteDance.

Dados coletados pelo concorrente InShot mostram o excesso de informações obtidas pelo CapCut | Imagem: Reprodução / App Store
Direito de exclusão

Caso você suspeite do comportamento do CapCut perante aos seus dados sensíveis e queira se proteger, poderá solicitar a remoção dos seus dados à desenvolvedora. O processo é feito automaticamente ao excluir a sua conta do aplicativo – geralmente, por login do TikTok ou do Facebook –, nas configurações dentro da aba “Eu”.

E aí, você chegou a suspeitar de algum comportamento indevido do editor de vídeos com as suas informações pessoais? Tem confiança em aceitar os termos do app e utilizar a ferramenta? Relate para a gente no espaço abaixo.

CapCut

Desenvolvedor: Bytedance Pte. Ltd.

Grátis- oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


2

Comentários

CapCut: é seguro usar o app de edição de vídeos que virou trend no Instagram? | Detetive TC
  • Achei ofensivo e esquisito, e em pesquisa aos comentários na página onde você baixa o aplicativo na play store, tem vários comentários semelhantes. De usuários alegando notificações via mensagem ofensiva, ou com conteúdo de assédio.

      • Instalei o capcut e recebi uma notificação como %u201Cmensagem%u201D que teve conteúdo realmente pessoal, dava a entender que, por exemplo, teriam tido acesso às minhas fotos.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista