LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chrome adotará motor de extensões que pode "quebrar" bloqueadores de anúncio em 2023

03 de outubro de 2022 22

O Google anunciou que a transição para o Manifest V3, próxima versão de seu motor de extensões para o Chrome que sucederá ao Manifest V2, será iniciada em 2023. Para aqueles que não estão familiarizados com o assunto, isso poderia significar que os usuários não serão capazes de utilizar seus bloqueadores de anúncio no navegador.

Entre várias melhorias de privacidade e segurança prometidas pelo Manifest V3, as extensões bloqueadoras de anúncio serão afetadas por uma API chamada de “declarativeNetRequest”, que reduz significativamente a quantidade de links relacionados a anúncios que podem ser bloqueados em um site e poderia “quebrar” várias ferramentas dessa categoria.

(Imagem: Reprodução)

A API “declarativeNetRequest” permite bloqueio de uma lista primitiva e pouco complexa de URLs relacionadas aos anúncios em uma página da web, substituindo a filtragem dinâmica utilizada pelas atuais soluções com a API “WebRequest” do Manifest V2.

A nova versão será limitada a apenas 30 mil entradas, enquanto a versão atual é capaz de utilizar mais de 300 mil. Isso tornaria os bloqueadores de anúncio pouco funcionais — ou até mesmo inutilizáveis — no Manifest V3.

O Chrome 99 passou a impedir o lançamento de extensões baseadas em Manifest V2, mas ainda é possível utilizá-las normalmente. Em janeiro de 2023, o Google iniciará a transição ao desativar o Manifest V2 em versões Beta, Dev e Canary do Chrome 112. A mudança também deve ocorrer no canal estável em junho de 2023 com o Chrome 115.

As extensões baseadas na versão anterior da plataforma serão ocultadas na Chrome Web Store em junho de 2023, e em janeiro de 2024, serão completamente removidas — ao menos, da versão pública do navegador. Para garantir suporte mais longevo às suas aplicações, usuários corporativos poderão continuar utilizando o Manifest V2 até o início de 2024.

Apesar dos problemas para os adblockers, o Manifest V3 promete mais segurança aos usuários ao limitar acesso às informações pessoais de rede e forçar que os desenvolvedores incluam toda a funcionalidade de suas extensões na própria ferramenta, impedindo que executem códigos remotamente e fora da “supervisão” do Google.

O que você achou da nova iniciativa do Google? Comente!

Chrome

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Variável


22

Comentários

Chrome adotará motor de extensões que pode "quebrar" bloqueadores de anúncio em 2023
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista