LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Altere sua senha! Meta lista 400 apps que roubaram credenciais do Facebook no Android e iOS

07 de outubro de 2022 0

A Meta acaba de anunciar que mais de 400 aplicativos do Android e iOS usaram a tela de Login com o Facebook de forma maliciosa para roubar credenciais, isto é, nomes de usuários, e-mails e senhas da rede social. A situação se torna ainda mais preocupante quando engenheiros do próprio Facebook admitem que não sabem como a empresa utiliza os dados dos usuários.

Na publicação, a Meta diz que já alertou Google e Apple sobre o ocorrido e que os aplicativos já foram removidos da App Store e da Google Play, mas a desinstalação deve ser feita de forma manual pelos usuários.

Imagem: Meta

Um gráfico divulgado pela empresa mostra que 42,6% dos aplicativos maliciosos se disfarçavam de editores de fotos, outros 15,4% se passavam por aplicativos de utilidade para profissionais e 14,1% deles fingiam ser aplicativos de utilidades gerais. 11,7% dos títulos eram jogos, mesmo percentual ocupado pelos ditos VPNs, que ironicamente deveriam oferecer mais segurança para seus usuários.

Confira abaixo as listas de aplicativos por sistema operacional.

Aplicativos maliciosos por sistema operacional

Dentre os aplicativos maliciosos que roubaram credenciais de acesso ao Facebook no Android estão 355 títulos. Confira a lista abaixo de 9 páginas onde todos eles são listados. Você também pode utilizar o campo de busca para verificar se algum instalado no seu telefone está na lista.

Há também uma lista de aplicativos para iOS que estavam na App Store. Ela está em ordem alfabética com 3 páginas com 47 aplicativos que roubavam credenciais do Facebook. Busque por eles usando a caixa de pesquisa abaixo:

Como se proteger?

Se você possui algum dos aplicativos listados acima, a recomendação é que você o desinstale imediatamente e troque a sua senha do Facebook e outras contas que utilizem as mesmas informações para login, visto que hackers podem usá-las para acessar outros serviços. Também é recomendado ativar a verificação de dois fatores em todas as suas contas, incluindo a do Facebook.

Uma recomendação adicional é abrir o aplicativo do Facebook e verificar os logins ativos. Para isso siga os seguintes passos:

  • Toque em Menu (último item na área superior direita);
  • Configurações e Privacidade (no fim da lista);
  • Configurações;
  • Senha e segurança;
  • Onde você fez login > ver tudo.

Uma medida de segurança importante é sempre manter os alertas de login não reconhecidos, que envia avisos quando você tentar se conectar a partir de um celular ou computador desconhecido, evitando assim acessos não autorizados à sua conta.


0

Comentários

Altere sua senha! Meta lista 400 apps que roubaram credenciais do Facebook no Android e iOS
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista