Google 10 Nov
O Google já liberou a atualização com o pacote de segurança de novembro para celulares Pixel e agora o pesquisador David Schütz descobriu uma boa razão para você instalar este update agora. Estamos falando de um bug que permite a hackers desbloquear e ter acesso total ao celular apenas usando o cartão SIM, o chip da operadora.
A falha de segurança é identificada pelo código CVE-2022-20465 e permite que alguém use outro chip para desbloquear o aparelho. A vulnerabilidade é descrita por Schütz da seguinte forma:
Um invasor com acesso físico pode contornar as proteções da tela de bloqueio (impressão digital, PIN, etc.) e obter acesso completo ao dispositivo do usuário.
Para mostrar como isto é possível, o pesquisador publicou um vídeo mostrando o procedimento em ação:
Como podemos ver acima, basta inserir um novo chip no celular e errar o código PIN três vezes. O aparelho pedirá o código PUK, que o hacker terá, pois ele é o dono do chip. Basta digitá-lo e inserir um novo código PIN e o sistema vai liberar o acesso total ao celular sem pedir desbloqueio por impressão digital, senha ou padrão.
A vulnerabilidade foi relatada ao Google no meio deste ano, porém o Google somente começou a trabalhar numa correção em setembro. Como resultado, Schütz recebeu uma recompensa de US$ 70 mil, cerca de R$ 377 mil em conversão direta.
A correção para este problema já está disponível para os seguintes dispositivos:
- Google Pixel 4a
- Google PIxel 4a 5G
- Google Pixel 5
- Google Pixel 5a
- Google Pixel 6
- Google Pixel 6 Pro
- Google Pixel 6a
- Google Pixel 7
- Google Pixel 7 Pro
Além disso, o Google também atualizou o Android 10,11, 12, 12L e 13 AOSP com as correções, o que significa que em breve demais fabricantes também devem implementar a correção para esta brecha de segurança.
- O Google Pixel 7 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Google Pixel 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Google Pixel 6a ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Google Pixel 5a ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Google Pixel 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Google Pixel 6 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Google Pixel 4a 5G ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Google Pixel 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Google Pixel 4a ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
Comentários